Detalhes sobre o colunista
Data: 20/07/2015
Título: Faça um book maravilhoso e tenha uma carreira bem-sucedida
Uma das maiores preocupações que modelos, atores e aspirantes à carreira precisam ter é a realização do book, o material que " vende " estes profissionais.
Aliás, quase todo mundo pensa que o primeiro passo para entrar nessa área é fazer um book. Mas nem sempre este é o caminho mais adequado. Tudo vai depender do seu perfil profissional (ator, modelo fashion, modelo comercial, modelo infantil, ator infantil, modelo de evento, etc.) e do tipo de agência que deverá procurar.
De nada adianta fazer um book maravilhoso com um fotógrafo de modelos bem famoso se o seu caminho é o de ator, pois a linguagem é bem diferente entre esses materiais. E de nada adianta fazer um book com um fotógrafo muito bom que não seja aceito pela agência que pretende procurar. Algumas agências só cadastram/agenciam a pessoa que já tiver material pronto e de acordo com o perfil desta empresa. Outras agências preferem entrevistar pessoas que ainda não possuem book e querem orientá-las quanto a isso.
É muito comum um aspirante à carreira fazer as fotos sem antes ter informação mais profunda e perceber depois que tudo está dando errado. Azar? Não. É falta de informação mesmo. Tive uma cliente que é atriz e fez um lindo material. Ao procurar as agências de atores, recebeu um não atrás do outro e não entendia o motivo até que um dia passou pela minha consultoria. Suas fotos estavam com perfil de modelo. Resultado: ela teve que fazer novas fotos.
Outro problema muito corriqueiro é fazer book com fotógrafos que não estão antenados, não sabem o que funciona no mercado de trabalho e fazem um material "brega". Quem não tem informação acaba fazendo as fotos, pensando que já vai se tornar modelo. A família geralmente acha tudo uma graça, mas os profissionais rejeitam. E aí vem a decepção.
Ainda há uma situação pior. Existem as chamadas " fábricas de book", estúdios fotográficos disfarçados de agências. Eles normalmente vão dizer que suas fotos não servem, que é necessário fazer novas fotos, e com um fotógrafo indicado por eles. Muitas vezes, esse fotógrafo trabalha o tempo inteiro dentro da tal agência. As "fábricas de book" faturam muito dinheiro dessa forma e iludem seus agenciados, que em geral nunca trabalham. E o pior é que essas fotos normalmente não servem para as boas agências.
Para evitar esses problemas, há várias soluções. Na minha consultoria, eu analiso a situação de cada pessoa e oriento para o melhor fotógrafo ou digo quando não é necessário fazer as fotos antes de ir na agência. No meu livro (Profissão Modelo - em busca da fama), há um capítulo exclusivo sobre este assunto. E ao contratar um fotógrafo da equipe do Assunto de Modelo a pessoa recebe uma orientação sobre esse tema.
Enfim, antes de fazer um book lembre-se que este tem que ser muito bom, adequado ao seu perfil e ao perfil da agência procurada.
|
|