Detalhes sobre o colunista
Data: 23/09/2015
Título: A polêmica do book rosa veio à tona com a novela global. E isso é real?
Desde a estreia da novela Verdades Secretas, na TV Globo, o mercado de modelos ficou agitado. Uns inconformados, uns afetados pelas informações que a novela trouxe, uns indignados, uns a favor. Donos de agência que praticam esse caminho não muito bacana citam na mídia que nunca souberam desse comportamento no mercado ou que ouviram falar, quando alguns deles mesmos fazem.
Hipocrisia à parte, sou a favor da novela, visto que além de jornalista, sou atriz, escritora, palestrante, consultora, e vivo numa pesquisa profunda sobre esta área profissional.
Claro que tenho pena de modelos que só trabalham com a moda e sofreram preconceito em seu meio social por serem julgadas pelo que nem fazem. O público leigo começa a imaginar que toda modelo faz programa. Não, não mesmo! Por outro lado, foi uma boa forma de alertar o mercado, pais, modelos, sobre um lado incorreto que acontece em determinadas agências, concursos e até no meio da rua, quando alguém faz um convite para que você se torne modelo.
Existe isso? Sim, com certeza. Situações disfarçadas, na maioria das vezes, e outras vezes até mesmo explícitas.
Não são poucas as meninas que relatam os convites indecentes que receberam ao longo da carreira. E algumas aceitam, por motivos diversos: falta de dinheiro, falta de caráter, falta de orientação ou qualquer outra falta.
O que eu nunca soube é que um agente ou diretor de novela amarrou alguém, algemou ou imprensou a pessoa na parede. Normalmente, a sugestão é feita, e é a própria pessoa que aceita fazer o que não tem relação nenhuma com o sucesso profissional. Cada coisa no seu lugar. Quem não tem informação correta chega a pensar que é dessa forma que se deve agir para ganhar fama. Muitas das vezes, é completamente contrário o caminho. Viciante.
E não é só com as meninas que a situação ocorre. Os meninos lindos recém-chegados de pequenas cidades são alvo certo para agentes que estão de olho neles para assuntos pessoais. No caso, chama-se book azul ou ficha azul. São os garotos de programa que se submetem a esse trabalho para pagar as contas e crentes nas promessas vãs de sucesso pra carreira.
Cuidem-se, mantenham a cabeça no lugar, estudem, aperfeiçoem-se. E sigam o caminho mais profissional possível. Se você tem talento, inteligência, e uma aparência que o mercado deseja, eu posso afirmar que vão lutar para contratar você numa estrada com muito menos pedras e muito mais bonita.
|
|