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Colunistas  Ligia Marques

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Data: 03/03/2003

Título: Apresentações

Uma das coisas mais importantes nos trâmites sociais é a forma como fazemos as apresentações.

Vamos ver agora a maneira correta de apresentar uma pessoa à outra, o que não é nada muito complicado:

Em primeiro lugar, é sempre dever do anfitrião (a pessoa que recebe) fazer as apresentações. O anfitrião deve, em segundos (e aí está o "X" da questão), identificar qual das pessoas a serem apresentadas é considerada a menos importante da relação. Vamos explicar melhor:

Consideramos MENOS importantes:

* Mulheres em relação a homens (perdoem-me as feministas, mas isto é um costume e não idéia minha!)
* Pessoas mais jovens em relação às mais velhas
* Pessoas de menor nível hierárquico em relação aos seus superiores profissionais
* Crianças

Assim, uma vez identificada esta posição entre aqueles que vamos apresentar, devemos pronunciar em primeiro lugar o nome do MENOS importante, apresentando-o, desta maneira, ao mais importante.

Alguns exemplos farão com que isto fique bem claro:

"Sílvia, gostaria que conhecesse meu vizinho Pedro Gomes. Pedro, esta é Sílvia Martins uma amiga do clube."

"Roberto, esta é a Dra. Margareth Simões, nossa diretora. Dra. Margareth este é Roberto Medeiros, nosso representante em Manaus."

"João, quero te apresentar minha avó Margarida. Vovó este é um colega de trabalho, João Ribeiro"

Observem ainda que é imprescindível que pronunciemos os sobrenomes das pessoas apresentadas, em todas as situações.

Uma referência de quem elas são (amigo, avó, diretora, etc) são bastante convenientes, porém não tão importantes quanto a pronúncia dos sobrenomes.

Por hoje é só pessoal! A partir de agora, podem ir treinando as apresentações até ficarem "craques" no assunto, pois isso é muito mais importante do que podem imaginar!

Até breve!

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