Detalhes sobre o colunista
Data: 02/04/2003
Título: Etiqueta na praia
Olá, pessoal!
Toda vez que temos um feriado prolongado muita gente aproveita para descansar pegando uma praia. Será que até para isso existem alguma regras de etiqueta, bom comportamento e educação? Existem, sim! E vale a pena conhecê-las e praticá-las, pois vão fazer com que todos se sintam melhores neste tipo de ambiente. Vamos ver algumas?
Dependendo da praia que você vá, a disputa por um palmo de areia pode se tornar mais ou menos acirrada, o que aumenta exponencialmente as chances de termos problemas de convivência com nossos vizinhos de guarda-sol. Procure ser discreto ao tomar um espaço. Não vá espalhando cadeiras e mais cadeiras, esteiras, isopor, guarda-sol e tudo mais, deixando pouco espaço para os outros. Divida fraternalmente o espaço que ainda houver disponível. A praia não é local para piqueniques. Esqueça de levar grandes isopores, mesinhas, frango, farofa, etc. Se quiser, leve alguma fruta, um sanduichezinho pequeno para quando a fome apertar mesmo ou houver crianças. Um saquinho para se colocar o lixo, neste caso, é fundamental. Se preferir (o que é sempre melhor), coma em um barzinho ou restaurante das proximidades. É uma boa oportunidade para saborear pratos que têm um tempero especial da região. Neste caso, homens e mulheres devem estar vestidos com uma camiseta cobrindo o tronco. Leve também sua sandália de praia. Não vá descalço (a).
A prática de esportes é sempre saudável, mas procure estar vestido (principalmente as mulheres) adequadamente para não dar nenhum vexame. Corridas na praia de biquíni, por exemplo, só vão ficar bem para quem não está com quilos a mais. Se não for o seu caso, coloque uma regata por cima. Basta.
O totó deve ficar aguardando por seus donos em casa. Nada de levar cachorros à praia. É totalmente anti-higiênico, por mais que o seu possa parecer limpinho. Poucos vão resistir e vão acabar por fazer suas necessidades na areia, o que transmite aquele vermezinho conhecido como "bicho geográfico", que provoca uma coceira infernal! Para o animal também existe o perigo de se contaminar com o chamado "verme do coração", transmitido por alguns mosquitos que freqüentam o litoral. É uma doença grave para o seu animalzinho e você não vai querer vê-lo sofrer, certo?
Croquete na areia? Nem pensar!! Dormir, ou melhor, desmaiar na praia? Se o sono bater, seja discreto (a): recline sua cadeira, coloque seus óculos escuros e tire sua sonequinha. Se quiser, deite de bruços numa esteira. Não vale usar a esteira ou canga para namorar, deitando-se ao lado da namorada em atitudes mais "calientes".
Para cumprimentar os amigos na praia, basta um aperto de mão. Ninguém gosta de beijos com gosto de bronzeador ou (pior!) com areia e água do mar!
Ensine as crianças que não devem jogar areia nos outros, fazer guerra de areia molhada ou jogar bola perto das barracas. É de pequeno que se aprende os bons modos.
Bem, acho que, se lembrarem de pelo menos estas dicas, o feriadão tem tudo para ser ainda mais gostoso. Aproveitem!
Beijoca e até a volta!
|
|