Detalhes sobre o colunista
Data: 07/05/2003
Título: A qualidade no atendimento ao cliente
Olá pessoal! Hoje vamos falar um pouco sobre um tema que me é solicitado com bastante freqüência: a qualidade de atendimento ao cliente. No caso de modelos, o cliente pode ser o anunciante, o produtor de elenco, o estilista, o diretor do comercial, enfim, quem contrata seu trabalho.
Muitos de nós temos a oportunidade de lidar com os mais variados tipos de pessoas durante o dia e, muitas vezes, essa lida é diretamente relacionada a negócios presentes ou futuros. Daí a importância de sabermos como fazer isso da melhor forma, de maneira a cativá-lo, garantindo sua satisfação, seu retorno e sua indicação a outros eventuais clientes. Essa tarefa não é nem um pouco complicada, basta que tenhamos em mente algumas dicas, que uma vez seguidas, vão ajudar e muito no nosso desempenho. Curioso? Então vamos ver algumas! Em primeiro lugar, não descuide jamais de sua apresentação. O seu visual é muito importante para quem vai fazer um contato. As pessoas bem apresentadas atraem as outras e pesquisas mostram que um profissional bem vestido costuma ganhar 25% a mais. Sorria! O bom humor é fundamental. Não se deixe contagiar por clientes mal humorados, mantenha a "categoria"! Entenda que o seu bom humor não é um opcional, faz parte de seu trabalho. Obrigue-se a ele, sempre. Analise o seu cliente. Seja rápido (a) nesta análise e determine exatamente o que ele busca colocando-se no lugar dele. Ofereça aquele "algo a mais". Isto vai fazer toda a diferença. Ouse, inove sem medo. Embora seu produto (você) possa ter concorrência, você é único e o seu cliente também. Deixe isto claro na forma de recepcioná-lo. Saiba escutar. Aquele que não sabe escutar o cliente acaba por deduzir o que ele quer e, muitas vezes, isso vai terminar num atendimento deficiente. Você deve mostrar interesse pelo que ele diz, não interrompendo sua fala. Use palavras simples, adequadas à situação. Não prometa o que não pode cumprir, mas deixe claro que irá fazer todo o possível para que ele fique satisfeito dentro de suas possibilidades. Tenha paciência, seja didático. Explique até que o seu cliente entenda exatamente o que você quer dizer. Nem todos têm a facilidade de raciocínio que muitas vezes imaginamos. Percebeu que estas dicas são simples de serem seguidas e que podem reverter em verdadeiros milagres no seu atendimento? Então, mãos à obra! A qualquer hora voltaremos a falar sobre este assunto com mais dicas importantes.
Se você se interessou pelo assunto e quiser se aprofundar mais, entre em contato comigo. Tenho um curso que procura esgotar este tema e deixar os participantes "experts" em qualidade de atendimento ao cliente. Até mais!
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