Blogspot Siga-me no Twitter FanPage no Facebook

Colunistas  Ligia Marques

voltar

Etiqueta

Detalhes sobre o colunista

Data: 07/05/2003

Título: A qualidade no atendimento ao cliente

Olá pessoal!

Hoje vamos falar um pouco sobre um tema que me é solicitado com bastante freqüência: a qualidade de atendimento ao cliente. No caso de modelos, o cliente pode ser o anunciante, o produtor de elenco, o estilista, o diretor do comercial, enfim, quem contrata seu trabalho.

Muitos de nós temos a oportunidade de lidar com os mais variados tipos de pessoas durante o dia e, muitas vezes, essa lida é diretamente relacionada a negócios presentes ou futuros.

Daí a importância de sabermos como fazer isso da melhor forma, de maneira a cativá-lo, garantindo sua satisfação, seu retorno e sua indicação a outros eventuais clientes.

Essa tarefa não é nem um pouco complicada, basta que tenhamos em mente algumas dicas, que uma vez seguidas, vão ajudar e muito no nosso desempenho.

Curioso? Então vamos ver algumas!

Em primeiro lugar, não descuide jamais de sua apresentação. O seu visual é muito importante para quem vai fazer um contato. As pessoas bem apresentadas atraem as outras e pesquisas mostram que um profissional bem vestido costuma ganhar 25% a mais.

Sorria! O bom humor é fundamental. Não se deixe contagiar por clientes mal humorados, mantenha a "categoria"! Entenda que o seu bom humor não é um opcional, faz parte de seu trabalho. Obrigue-se a ele, sempre.

Analise o seu cliente. Seja rápido (a) nesta análise e determine exatamente o que ele busca colocando-se no lugar dele. Ofereça aquele "algo a mais". Isto vai fazer toda a diferença. Ouse, inove sem medo. Embora seu produto (você) possa ter concorrência, você é único e o seu cliente também. Deixe isto claro na forma de recepcioná-lo.

Saiba escutar. Aquele que não sabe escutar o cliente acaba por deduzir o que ele quer e, muitas vezes, isso vai terminar num atendimento deficiente. Você deve mostrar interesse pelo que ele diz, não interrompendo sua fala. Use palavras simples, adequadas à situação.

Não prometa o que não pode cumprir, mas deixe claro que irá fazer todo o possível para que ele fique satisfeito dentro de suas possibilidades.

Tenha paciência, seja didático. Explique até que o seu cliente entenda exatamente o que você quer dizer. Nem todos têm a facilidade de raciocínio que muitas vezes imaginamos.

Percebeu que estas dicas são simples de serem seguidas e que podem reverter em verdadeiros milagres no seu atendimento?

Então, mãos à obra! A qualquer hora voltaremos a falar sobre este assunto com mais dicas importantes.

Se você se interessou pelo assunto e quiser se aprofundar mais, entre em contato comigo. Tenho um curso que procura esgotar este tema e deixar os participantes "experts" em qualidade de atendimento ao cliente.

Até mais!

Data Título
06/08/2006 Arrumando as malas
06/07/2006 Etiqueta em hospitais
09/06/2006 Comer ou não comer no escritório?
20/05/2004 Etiqueta e comportamento em aviões e aeroportos
10/03/2004 Assédio sexual no trabalho
05/01/2004 Etiqueta no mundo dos negócios
08/12/2003 Como se comportar nas festas de final de ano
07/10/2003 Cuidados com a imagem
01/09/2003 Gorjetas: para quem e quanto dar?
15/08/2003 Descontração em excesso pode afastar as pessoas de você
18/07/2003 Que roupa usar?
10/06/2003 A arte de presentear
07/05/2003 A qualidade no atendimento ao cliente
02/04/2003 Etiqueta na praia
03/03/2003 Apresentações
08/02/2003 Como se vestir bem para cada ocasião
29/01/2003 Bons modos ainda estão na moda, sim!
14/01/2003 Etiqueta nos dias de hoje
 


Sábado  20.04.24
esqueci a senha
cadastre-se
associe-se
 


Termo de compromisso    |    Política de privacidade    |    Parcerias    |    Publicidade
Seja um colaborador

Copyright © 2002 Libardi Comunicação. Todos os direitos reservados.