Blogspot Siga-me no Twitter FanPage no Facebook

Colunistas  Daniela Kyrillos

voltar

Beleza & saúde

Detalhes sobre o colunista

Data: 09/04/2005

Título: Cuidados com a pele para o dia-a-dia

É fundamental saber que a pele precisa de cuidados especiais para ficar sempre jovem e bonita. E que quanto mais se cuida, mais a mulher se gosta. É preciso aprender a incorporar esses cuidados ao dia-a-dia e não aceitar mais o argumento de que não há tempo para cuidar de si mesma. Afinal, são só alguns minutinhos que, além de deixá-la muito mais bonita, vão ajudá-la a se conhecer melhor, sentir-se bem e com a auto-estima lá em cima. Para isso, é preciso uma mudança de atitude, disciplina e persistência e logo a rotina, antes maçante, do "ritual de beleza" vai passar a ser um momento delicioso do dia-a-dia. É claro que esses cuidados diários se associados às inovações da indústria de cosméticos podem trazer melhores resultados, principalmente na guerra contra a celulite e rugas.

SUA PELE NÃO É SEMPRE A MESMA

A pele é o maior órgão do corpo humano. Se o fio do cabelo pode ser oleoso na raiz e completamente ressecado nas pontas, a pele também muda de região para região do corpo. Em geral, a pele do rosto e do colo é mais delicada. Até por estar mais exposta diretamente ao sol e a outros agentes externos, como o ar-condicionado e a poluição.

O TIPO DE PELE

É preciso saber qual é o seu tipo de pele antes de começar, a fim de escolher os produtos adequados e definir uma rotina de beleza. A pele seca precisa de um nível de hidratação maior - ou de um cosmético mais potente - enquanto a oleosa exige produtos oil free, em forma de gel ou loção. Se você tiver dúvidas, pode procurar uma profissional de estética que vai avaliar sua pele, conhecer seus hábitos alimentares e rotina - se fica muito tempo exposta ao sol ou não - diagnosticar manchas ou regiões desidratadas e indicar o melhor tratamento - e o melhor produto. Mas, há uma regra básica que vale para todos os tipos de pele que é a mulher sentir a própria pele. Se a pele sua facilmente, se brilha, se é áspera ou está ressecada. É a melhor forma de acertar na compra dos produtos e usá-los é a única forma de saber se a escolha foi bem feita. E nunca, nunca mesmo, deixar de ler as indicações de cada produto e de verificar o prazo de validade indicado no frasco. Em casos de cuidados especiais, diagnosticados por uma profissional da área, produtos serão incluídos na rotina diária só enquanto durar o frasco, mais ou menos dois meses, dependendo do problema e da freqüência do uso desses produtos.

COMO SE CUIDAR NA PRÁTICA

O primeiro cuidado básico é a esfoliação. Pode ser feita duas vezes por semana no corpo e uma vez no rosto. Assim as células mortas e endurecidas de queratina, que ficam em geral na superfície da pele, são removidas e as camadas internas vão absorver e aproveitar melhor os princípios ativos dos cosméticos.

CUIDADOS COM O ROSTO

As etapas para a aplicação dos cosméticos faciais são: higienização para limpeza, tonificação, hidratação, nutrição e cuidados especiais. Você começa limpando sua pele de manhã e à noite, ou antes da aplicação da máscara de beleza (há produtos prontos que fazem esta ação de máscara combinando vários componentes). Pode limpar com sabonete, leite de limpeza ou loção demaquilante e assim prepara a pele para receber o hidratante ou o creme nutritivo.

O segundo passo é a tonificação, que complementa a limpeza, indo mais fundo, refrescando e suavizando a pele.
Logo pela manhã, deve-se hidratar o rosto com produtos de emulsão fluida, creme ou gel de acordo com o tipo de pele. É importante escolher um produto que tenha um fator de proteção solar associado à fórmula para se proteger do sol. À noite, é preciso primeiro retirar a maquiagem. Ela deixa a mulher mais bonita, mas se não for totalmente removida, antes de dormir, o efeito será contrário. Os pigmentos usados na maquiagem têm efeito cumulativo, entupindo os poros, provocando cravinhos, espinhas e até ressecando a pele. Um bom demaquilante é fundamental, principalmente para a maquiagem pesada, como o delineador e a máscara para cílios. Usar um algodão ou gaze para espalhar o produto. Também à noite, e longe do sol, depois de limpar e tonificar bem a pele, é possível substituir o hidratante por um creme nutritivo. É ele quem vai combater as ruguinhas enquanto a mulher dorme. A pele na região dos olhos é muito delicada por ser a mais exigida nas expressões faciais - os olhos são o reflexo da alma. Então, é importante usar um produto específico para essa região todas as noites, mas também é possível encontrar produtos para o uso diurno.

COMO PASSAR O CREME NO ROSTO?

Saber que se deve cuidar já está assimilado, mas existe uma forma ideal e correta para isso. Deve-se espalhar a emulsão de limpeza, o tônico, o hidratante ou o creme nutritivo respeitando os seguintes movimentos:
● testa: de baixo para cima
● olhos e maçãs do rosto: movimentos circulares em direção às orelhas
● queixo e pescoço: de cima para baixo, em direção ao colo

QUANDO USAR AS MÁSCARAS DE BELEZA?

As máscaras de beleza potencializam as propriedades dos cosméticos, reforçando a ação adstrigente, anti-séptica, humectante ou anti-linhas, etc. Pode ser aplicada uma vez por semana.

CUIDADOS COM O CORPO

Uma hidratação básica diária é suficiente para manter a pele do corpo hidratada e bonita. Uma aplicação após o banho é ideal, já que a água remove grande parte da umidade natural da pele e a ação da toalha resseca ainda mais a pele.

É essencial passar o creme no sentido ascendente - de baixo para cima - para estimular a circulação de retorno, que é o caminho que o sangue faz de volta ao coração depois de oxigenar os tecidos. É essa deficiência circulatória que deixa as pernas inchadas e uma enorme sensação de cansaço. Além disso, desta forma a mulher está se cuidando, estimulando a circulação e modelando-se diariamente. (Posso ensinar o movimento correto, que deve ser feito com as mãos abertas ou fechadas em cada parte do corpo. Bastam apenas 4 minutos para hidratar o corpo todo de forma correta. Cada local pede uma direção pra estimular o metabolismo e modelar o corpo.)

O RESULTADO

Aos poucos, a mulher vai perceber que são pequenos cuidados diários que nem ocupam tanto tempo assim. Deve-se escolher um momento adequado - ideal ao acordar e antes de dormir - que se encaixe no dia-a-dia sem grandes sacrifícios, adaptando-se à rotina da mulher tranqüilamente. O resultado virá no visual e no astral que pode transmitir uma melhor bem consigo mesma.

Data Título
24/04/2007 Esteticista e personal trainer: um casamento perfeito
24/11/2005 Depilação para homens
17/07/2005 Aprenda a cuidar do seu rosto no inverno
17/07/2005 Aprenda como não engordar no inverno
09/04/2005 Cuidados com a pele para o dia-a-dia
06/10/2004 Os tratamentos estéticos que modelos mais procuram
27/05/2004 A maquiagem e a sua pele
27/05/2004 A pele negra
08/06/2003 A importância da massagem corporal
19/03/2003 A estética facial para modelos é fundamental
 


Domingo  21.01.18
esqueci a senha
cadastre-se
associe-se
 


Termo de compromisso    |    Política de privacidade    |    Parcerias    |    Publicidade
Seja um colaborador

Copyright © 2002 Libardi Comunicação. Todos os direitos reservados.