Maria Heloísa Aalling, a top dinamarquesa que cresceu no Brasil 29/05/2006
Nascida na Dinamarca e criada no Brasil, a modelo Maria Heloísa Aalling depois de ser uma das finalistas do concurso Tic Tac Mega Model não parou mais. Seguiu para Nova York e depois de vários trabalhos é considerada, segundo a mídia especializada em Nova York, uma das 12 modelos que serão as tops da temporada. Aos 15 anos, porém com um corpo e toda sensualidade de uma mulher, Maria Heloísa fala de sua trajetória e um pouco de sua vida com exclusividade para o site Assunto de Modelo.
AM: Como foi o começo de tudo? Como você começou a modelar? Maria Heloísa: Iniciei a carreira de modelo quando tinha 12 anos por muita insistência da minha mãe e de várias outras pessoas. Com isso, fui para um casting de um evento de moda em Recife (cidade onde moro). Na verdade, fui só para ter um motivo para faltar aula do colégio (risos) e acabei sendo aprovada.
AM: Como você foi descoberta? Maria Heloísa: Nesse mesmo casting, o Elian - que promove o evento e que hoje é meu agente - gostou muito do meu perfil e não parou mais de me ligar pedindo para que eu fizesse parte do casting da agência. Depois de muito tempo de insistência, ele e minha mãe conseguiram me convencer a fazer um curso de modelo, porém o motivo maior pelo qual fiz o curso de modelo é que eu tocava violino e já estava me cansando. Com isso, minha mãe disse que só deixaria eu sair do curso de violino se eu entrasse no curso de modelo, então troquei para ver o que aconteceria.
AM: Qual foi sua primeira impressão sobre o mercado de moda para modelos? Maria Heloísa: Achei que tudo não passava de mentiras. Sempre via as meninas em Nova York, Milão, Paris e nunca pensei que eu poderia estar ali também e que tudo era armação.
AM: Como foi a sensação de participar de um concurso com tão grande dimensão quanto o Tic Tac Mega Model? Maria Heloísa: Foi ótimo. Quem me inscreveu foi meu agente e eu nem tinha idéia de que iria para a final. Todas as etapas eu ia passando e não acreditava, porém certo dia eu já estava em São Paulo fotografando meu book... Nossa foi muito bom o concurso!
AM: Como você se sente ao olhar para trás e ver que não ganhou o concurso e hoje é citada por várias revistas internacionais como uma das modelos que vão ser as melhores do ano de 2006? Maria Heloísa: Acredito que existam vários estilos de modelos. Uma determinada modelo agrada mais a um cliente do que a outro. Eu não acho que importa o lugar que você ficou no concurso, mas sim o que você está fazendo na sua carreira.
AM: Como e qual foi seu primeiro trabalho modelando? Maria Heloísa: Meu primeiro trabalho foi no São Paulo Fashion Week. Meu Deus, nunca me tremi tanto (risos) ... quando me lembro hoje de tudo eu rio muito.
AM: Qual foi a reação da sua família quando você decidiu se tornar uma modelo? Alguém ou algum fator influenciou sua escolha? Maria Heloísa: Quando eu decidi mesmo ser modelo meus pais ficaram muito felizes por que eles queriam muito isso, mas já o restante da minha família sempre falava que meus pais eram loucos em me deixar modelar e ter que ficar sozinha em determinados lugares e permitissem que eu parasse de estudar. Isso atrapalhou muito no começo, muita gente ficou apoiando para que eu desistisse da carreira.
AM: A carreira de modelo dá para uma menina muitas oportunidades. Para você, qual dessas oportunidades foi a mais interessante? Maria Heloísa: Fotografei com o Mário Sorrenti nessa última temporada em Nova York. Para a revista W, ele é considerado o melhor fotógrafo fashion dos Estados Unidos. Achei o trabalho dele bem interessante, pois nunca tinha visto aquilo!
AM: Fale um pouco de sua experiência e dos seus trabalhos. O que mais você gostou de fazer até hoje? Maria Heloísa: Aprendi muita coisa até hoje. Quando comecei não sabia andar como os clientes queriam que eu andasse para os desfiles. Eu era muito tímida para foto, mas acho que a experiência nos faz melhorar e também tornei-me mais desinibida. Eu amo fazer desfile, que é mais fácil, mas também não deixo de gostar de fazer editorial, pois adoro fazer caras e bocas para os fotógrafos (risos).
AM: Qual é a melhor parte de ser uma modelo? Maria Heloísa: Acho que é viajar. Você conhece vários lugares legais que você só iria conhecer se fosse uma pessoa milionária (risos).
AM: ...E a pior? Maria Heloísa: Já isso tem várias coisas: ficar longe da sua família, da sua casa, dos amigos, sem poder comer tudo o que você comia quando não era modelo. Temos que abrir mão de muitas coisas para seguirmos essa carreira.
AM: Já aconteceu de você ter feito algum trabalho que não gostou? Se não, qual seria sua reação perante uma situação parecida? Fale um pouco sobre isso. Maria Heloísa: Aconteceu, sim. Fui fazer um editorial, e era de lingerie bem sexy, porém a agencia não tinha me avisado, então falei que não queria fazer e mesmo assim a agência me falou que não era bem como estava pensando. Só depois de muita conversa com a agência fizemos o editorial.
AM: Como foi a experiência de viver em um lugar totalmente diferentes dos seus costumes como Nova York? Maria Heloísa: Eu amei .... foi uma experiência muito boa. A minha agência quer que eu mude de vez para Nova York, já para a próxima temporada. Por mim, vou tranqüilamente, pois eu amei aquele lugar.
AM: Foi difícil para você se adaptar a viver em outro país? Você teve alguma dificuldade para se adaptar? Maria Heloísa: Não. Para mim, não foi tão difícil, pois já tinha morado em uma cidade grande assim antes, e eu também já sabia falar inglês, então foi bem mais fácil. A única coisa ruim foi aprender a andar de metrô. Isso eu não me esqueço (risos).
AM: Qual detalhe ou característica sua você acha que mais atrai as outras pessoas? Maria Heloísa: As pessoas falam muito dos meus olhos, que encantam, da pele dourada, e dos cabelos.
AM: Fale sobre você. O que te diverte e o que você gosta de fazer? Maria Heloísa: Eu adoro andar. Quando não tenho nada para fazer, procuro caminhar. Talvez um cinema, mas sempre encontro com meus amigos.
AM: Você tem um filme favorito? Qual estilo de filmes você gosta de ver? Maria Heloísa: Adoro Sr. e Sra. Smith... adoro (risos)!
AM: Qual é o estilo de musica que você gosta de ouvir? Maria Heloísa: São varias, mas adoro hip-hop.
AM: Como você cuida do seu corpo? Você tem facilidade em se manter magra? Maria Heloísa: Procuro comer mais frutas ao invés de doces, mas um doce de vez em quando vai bem, e caminho muito.
AM: O que você mais gosta de comer? Qual o seu prato predileto? Maria Heloísa: Um prato dinamarquês, almôndegas, batata, cenoura e chuchu cozido com molho madeira. É muito bom (risos).
AM: Você se considera uma garota fashion? Que estilo de roupa você gosta de usar? Você tem uma marca favorita? Maria Heloísa: Considero-me normal. Uso um jeans, camiseta, sandália... e para mim está ótimo.
AM: Que trabalho seria para você a realização de um sonho profissional? Maria Heloísa: Gostaria de fazer um dia a campanha da Gucci porque adoro as roupas, e também trabalhar com o fotógrafo Steven Meisel.
AM: Existem muitas pessoas com o sonho de ser modelo. Qual conselho você daria para uma pessoa está iniciando a carreira de modelo ou sonha em se tornar uma supermodelo como você? Maria Heloísa: Acredite no seu sonho e batalhe por ele. Fonte: Miguel Crispim - miguel_@models.com