Ian Libardi incentiva a população a denunciar os crimes ambientais 13/05/2010 |
Um meio ambiente equilibrado é um direito de todos. Qualquer ser que está vivo necessita de um ambiente saudável para viver de forma plena. Um ar poluído pode gerar bronquite e até câncer no pulmão. Os químicos que se encontram no ar podem ser extremamente tóxicos, podendo alterar diretamente a aparência de uma pessoa, sua pele é alterada e fica oleosa. Uma boa quantidade de monóxido de carbono pode matar um ser humano sufocado, por isso os túneis possuem ventiladores dentro deles. O ar alterado gera envelhecimento precoce no organismo.
As árvores possuem diversas funções que a maioria das pessoas desconhece: elas reciclam o ar, mantém uma temperatura adequada, protegem a terra evitando erosões; absorvem água evitando escoamento ou enchentes; a cor verde de acordo com a cromoterapia gera bem-estar, alegria; mantém a umidade ideal do ar, etc.
O despejo ilegal do lixo é um crime contra o próximo. Ele tira o seu problema e joga para o outro. Um professor de escola pública relatou hoje sobre isso: "Estava em casa e veio um cara jogar lixo na minha esquina, então falei que iria chamar a polícia e ele foi embora". Se todas as pessoas cuidassem pelo menos de suas esquinas seria impossível haver tanto lixo sendo jogado em qualquer lugar da cidade.
Cuide do que é seu, cuide do que é nosso. Se cada um fizer a sua pequena parte, futuramente as coisas mudarão. Não adianta apenas reclamar dos problemas de violência, saúde, educação, moradia, transporte público e política. Se você não fizer a sua parte, somos todos um dentro do planeta Terra, como uma célula de nosso corpo.
DIVULGAÇÃO DISQUE AMBIENTE 0800 11 3560 - 24 HORAS Serviço oferecido pelo Governo de São Paulo para combater crimes ambientais. Para denunciar, basta ligar para o 0800 11 35 60. Não seja cúmplice. Tome uma atitude, faça sua parte e deixe que a Secretaria do Meio Ambiente, a Cetesb e a Polícia Militar Ambiental tomem as devidas providências. Denuncie quem pratica: .desmatamento .queimada .despejo ilegal de lixo .poluição do ar .emergências químicas .crimes contra fauna e flora .tráfico de animais
Fonte: Ian Libardi - estudante de direito pela Rio Branco
|
|
|
|
|