CENTRAL DO COMPOSITE: PORTAL INTEGRA MODELOS, ARTISTAS E EMPRESAS AO MERCADO DE TRABALHO
Artistas, modelos, empresas e profissionais de comunicação já podem contar com uma central de integração para facilitar o acesso às vagas oferecidas na área artística e cultural. A Central do Composite® é uma ferramenta inédita no Brasil, que vai revolucionar o meio artístico, dando início a uma nova fase marcada pela vanguarda tecnológica da informação. Trata-se de um portal na web onde figuram profissionais e empresas num amplo banco de dados personalizado e minuciosamente detalhado para atender rapidamente à demanda do mercado.
Sem a função de agenciamento, a Central do Composite® agiliza a busca do profissional com o perfil exato que a produtora ou o anunciante necessita. E ainda mais. Encurta a distância entre profissionais e empregadores, ampliando o leque de oportunidades para ambos.
O portal www.centraldocomposite.com.br entra em operação em caráter experimental neste mês de dezembro, durante as comemorações dos 70 anos do Sated/SP (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo). A data escolhida para o pré-lançamento não é um mero acaso: o Sated/SP é parceiro desta iniciativa, uma vez que os profissionais cadastrados, tanto artistas e modelos, como mirins e figurantes, recebem ainda, orientação para regularização e capacitação profissional. Os serviços oferecidos pela Central do Composite® em São Paulo deverão se ampliar, posteriormente, para outros estados, contando para isso, com a parceria dos sindicatos de artistas de todo o País e a criação de núcleos regionais de produção.
PRATICIDADE E DINAMISMO
A Central do Composite® é destinada a produtoras, diretores de cinema, TV e teatro, agências de publicidade, emissoras de televisão, que têm necessidades rápidas e diferenciadas de protagonistas para suas campanhas, anúncios publicitários ou programas artísticos. Com apenas um clique é possível identificar um único ator/modelo ou vários deles com as características exigidas para o trabalho. No portal, o artista/modelo terá seu composite produzido pela Central, além de um vídeo de 30 segundos, que se constituem no cartão de visitas para o mercado. Será seu previewbook®, onde estarão todos os seus dados profissionais: sua identidade artística (peso, altura, cor dos olhos e cabelos, etc); sua carreira, seus últimos trabalhos, suas habilidades, seus agentes.
Além do acesso on line, o previewbook® é enviado pela Central às produtoras e anunciantes que fizerem a pré-seleção pelo portal. Com isso, o trabalho de busca do profissional será otimizado, evitando custos e agilizando o processo seletivo. O contratante poderá convocar para teste somente aqueles que efetivamente se enquadrarem no perfil desejado.
Para o profissional também são oferecidas inúmeras vantagens. Como participante do portal, ele receberá, futuramente, seu compositecard®, um cartão magnético com seu histórico para ser utilizado nas produtoras e agências contratantes, evitando o burocrático e embaraçoso processo de cadastramento a cada convocação para testes. Um terminal eletrônico instalado nas principais produtoras fará sua identificação com a leitura do cartão, onde constam seus dados registrados na Central do Composite®. Sua ficha completa (como: últimos testes e trabalhos, cursos) estará nas mãos do contratante assim que se apresentar, sem preenchimento de papéis e perguntas repetidas a cada visita. Será como um cartão funcional que permitirá até a impressão dos dados cadastrais cada vez que passar pelo sistema.
A Central do Composite® foi idealizada pelo publicitário Renato de Oliveira, que há mais de um ano se dedica ao projeto. Ganhador de diversos prêmios, entre eles, o de melhor campanha de marketing direto concedido pela ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto), o de excelência gráfica pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e como semi-finalista do prêmio ECO, o maior do ramo no âmbito internacional, destinado aos próprios profissionais da área do marketing direto.
Ele se responsabilizará pela coordenação e gerenciamento da Central e pela celebração de parcerias com empresas para incrementar a oferta de serviços do portal. A Central terá três fases operacionais até sua implantação definitiva, explica Renato. Neste primeiro momento, durante o período experimental, será construída a base de dados dos profissionais. A segunda fase será para filiação de agências de artistas e modelos que se integram ao portal como parceiros de mercado. A operacionalização total será efetivada com a implantação da tecnologia para o cartão do artista. "Nosso objetivo é estabelecer um canal de ligação profissional dentro do Brasil e com outros países, de forma a facilitar o acesso e promover o intercâmbio entre o mercado internacional de trabalho", destaca.
Fonte: Redação AM
|
|
|
|