O evento reuniu 8,5 mil pessoas em quatro dias e movimentou R$ 2,5 milhões no showroom de negócios
"Nosso principal objetivo foi alcançado: unir o Paraná, todas as instituições da área de confecção e vestuário, ao redor de um só objetivo, que é o de mostrar que o Estado tem uma moda criativa e de qualidade". As palavras de um dos coordenadores do 1º Paraná Business Collection (PBC), Paulo Martins, serviram para definir, na quinta-feira (26), noite de encerramento do evento, o sucesso da série de 11 desfiles de grifes paranaenses e showroom de negócios (com 22 fabricantes de vestuário do Estado) que ocuparam o Centro de Convenções Horácio Sabino Coimbra (Cietep), em Curitiba, entre os dias 23 e 26 de julho.
Realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ PR) e nove sindicatos empresariais dos setores de vestuário e confecção, o 1º Paraná Business Collection cumpriu as metas previstas. Em quatro dias, 8,5 mil pessoas passaram pelas instalações do PBC, entre convidados para os desfiles e visitantes do show room de negócios. Neste último, foram movimentados cerca de R$ 2,5 milhões em negócios, entre vendas já fechadas e prospecções para negociações futuras, de acordo com o presidente do Sinditêxtil no Paraná, Adilson Filipaki.
"Acho que o setor de confecção e vestuário carecia de uma imagem pública mais forte, o que está começando a desenvolver a partir deste 1º Paraná Business Collection", avalia Paulo. "Um comentário da jornalista Dália Cárdenas, do Periódico Reforma, do México, confirmou que as estratégias traçadas pelo PBC cumpriram suas metas. Ela mostrou seu entusiasmo dizendo que 'esperava que estas roupas fossem vendidas no México'. O primeiro passo para que isso se torne realidade já foi dado", comenta a jornalista Nereide Michel, também coordenadora do evento.
Na passarela
A marca londrinense Züe, capitaneada por Luciana Kouri e Andréia Ferreira, abriu os desfiles da noite. Dirigindo para o próximo verão o charme meio largado que costuma caracterizar as criações da marca, a dupla apostou em tons como azul e marrom bem. No feminino, o olhar étnico de Luciana e Andréia passeou por modelagens bem soltas, estampas geométricas, comprimentos curtos e cores mais fortes (como laranja e marrom fechado), misturadas aos básicos branco e preto, estampas florais e leves aplicações de brilho.
Na seqüência, outra grife londrinense, a Ruah, tomou o movimento mod da Londres dos anos 60 como mote, em coleção com muitos xadrezes em marrom, musgo, vermelho para os rapazes (para quem os coletes serão fundamentais no Verão 2008), modelagens justinhas e mini-mangas bufantes (para as garotas) e a utilização de cores que são tendência para o verão (como o amarelo) de forma mais robusta.
Quem finalizou a série de desfiles do 1º Paraná Business Collection foi Thayana Ribas, estilista curitibana que lançou oficialmente sua marca homônima no evento. O desfile foi aberto pela atriz global Daniele Suzuki, e um microvestido ouro bem leve e solto, e seguiu com muitas cores otimistas (amarelo limão, azul céu, pink, ouro) misturadas a cinza e beges (areia, nude) em vestidos, microssaias e shorts em tecidos fluidos trabalhados com volumes e, em alguns casos, recobertos por paetês.
SERVIÇO
Evento: Paraná Business Collection Data: 23 a 26 de julho de 2007. Local: Centro de Convenções Horácio Sabino Coimbra (Cietep). Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico (Curitiba-PR).
Realização: Fiep (Conselho Setorial da Indústria do Vestuário do Paraná) e Sebrae/ PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)
Coordenação geral: Ox Assessoria em Moda (Paulo Martins e Nereide Michel).
Ambientação do Show Room de Negócios: arquiteto André Largura e designer Giovana dos Santos
Ambientação do Lounge VIP / Press: Arquiteta e designer Denise Moura e Inove Store
Ambientação do Lounge Institucional: Fayga Faust, Alla Vip Interiores
Salões de Beleza: Jacques Janine by Izabel Cristina, Glam, Stylo Hair e Lady&Lord
Apoio institucional:
Prefeitura Municipal de Curitiba
Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção)
TexBrasil (Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira)
Apex (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos)
CNI (Conselho Nacional da Indústria)
Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná)
Fecomércio/ PR (Federação do Comércio do Paraná)
Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina)
Indústrias da Área Têxtil e de Vestuário do Paraná
Apoios:
Inove Store Alla Vip Ambienta F9
Fonte: Anna Luisa Melloni
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