Moda e Sustentabilidade
Livro da jornalista Lilian Pacce mostra 120 modelos de ecobags criadas por estilistas brasileiros, fruto da exposição Eu Não Sou de Plástico
Segundo a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da Prefeitura de São Paulo, o Brasil produz um milhão de sacos plásticos por minuto e mais de 500 milhões por ano. O plástico, derivado do petróleo, pode levar até 500 anos para se decompor. Diante deste quadro, o material passou a ser uma grande preocupação ambiental. Produtos reutilizáveis não agridem o meio ambiente, diminuem o lixo poluente e podem ser um ótimo acessório de moda. Para provar que moda e consciência ecológica podem dialogar com facilidade, a jornalista Lilian Pacce escreveu Ecobags - moda e sustentabilidade (Editora Senac São Paulo), no qual estão reunidas as criações dos principais estilistas e grifes brasileiras. O lançamento aconteceu no dia 24 de agosto, 2a-feira, na Livraria da Vila - Shopping Cidade Jardim.
A ideia de escrever o livro surgiu da campanha Eu Não Sou de Plástico, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo, que visa incentivar o uso de produtos não descartáveis e práticas sustentáveis. Para marcar seu lançamento, o secretário Eduardo Jorge convidou a jornalista Lilian Pacce para fazer a curadoria da exposição de mesmo tema - realizada em setembro de 2007 no Porão das Artes (Ibirapuera) e no Senac São Paulo. Lilian conseguiu abarcar 120 nomes da moda brasileira, que em pouco tempo, confeccionaram as, hoje conhecidas, ecobags com o estilo e charme que marcam cada grife. "Foi uma honra participar dessa ação. A receptividade foi surpreendente. Eu sabia que teria muitas adesões, mas não imaginei que seria tão unânime, tanto por parte dos estilistas, quanto dos consumidores", afirma a jornalista. Com texto orelha escrito por Oskar Metsavaht, diretor criativo da Osklen, o título traz fotos de cada modelo, além da ficha técnica com as principais características do desenho da bolsa e depoimentos de cada estilista sobre a consciência ambiental. Entre os nomes que participaram da ação estão Alexandre Herchcovitch, Isabela Capeto, Rita Wainer, Adriana Barra, Beth Salles, Gloria Coelho, Cavalera, Ellus, Cantão, Neon e Ricardo Almeida.
"Acredito muito nessa parceria entre moda e meio ambiente. É fundamental para tornar nosso futuro mais verde - ou o menos poluído possível. Diante da exposição, o consumidor, por sua vez, percebeu que com um ato simples como esse, também pode colaborar com o meio ambiente sem abrir mão de seu estilo", finaliza Lilian.
Antes dos autógrafos, Lilian participou de uma mesa redonda sobre moda e sustentabilidade com a presença dos designers renomados Irmãos Campana, os estilistas Oskar Metsavaht e Isabela Capeto, e o Secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge. O mediador foi o consultor de moda Jackson Araújo. Todos comentaram sobre a importância de cada um fazer a sua parte, incentivando que outros tomem atitudes "verdes". Oskar também comentou que alguns clientes reclamam dos tecidos ecológicos, que duram menos tempo, e muitas vezes mancham e que o cliente precisa ter essa consciência, sabendo que está comprando um produto que ajuda a salvar o planeta. Enfim, a questão não é apenas estética. E as pesquisas vão fazer com que se descubra formas de usar tecidos mais duradouros e técnicas melhores de tingimento. É só o começo dessa caminhada.
Entre os convidados que foram prestigiar o trabalho de Lilian estavam o renomado hair stylist Wanderley Nunes; Margareth Libardi, também autora da SENAC e diretora do Assunto de Modelo; a modelo e apresentadora Mariana Weickert; Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo; o secretário do meio ambiente; a apresentadora da GNT Astrid Fontenelle; entre outros.
Sobre a autora: Autoridade em moda, Lilian Pacce tem um olhar de lince para todo tipo de comportamento relacionado ao assunto. Além da formação como jornalista, Lilian estudou no London College of Fashion e na Saint Martin´s School of Fashion, em Londres. È apresentadora e coordenadora editorial do GNT Fashion, programa semanal de moda do canal GNT (Globosat) e diretora do site http://lilianpacce.com.br. Tem uma coluna diária na rádio Eldorado AM/FM, é crítica de moda do jornal O Estado de S. Paulo e ministra palestras sobre moda, tendências, comportamento e ecotendências.
Lilian começou a cobrir os desfiles do eixo Paris-Milão-Londres-Nova York em 1987, para Folha de S. Paulo, onde editou a página semanal de moda caderno Ilustrada e a Revista da Folha até 1992, quando se mudou para Londres. De 1995 a 1996 foi editora de moda e de suplementos do Jornal da Tarde, diretora do Boletim da Moda e consultora de moda do programa Moda Esporte Clube MTV. Foi diretora de redação da revista Mercado Mundo Mix de 1998 a 2000. Crítica de moda do Caderno 2, do jornal O Estado de S. Paulo desde 1996, autora de Pelo Mundo da Moda - criadores, grifes e modelos (Editora Senac São Paulo). Foi consultora da coleção Universo da Moda da editora Cosac & Naify.
Serviço: Ecobags - moda e sustentabilidade Editora: Senac São Paulo Autor: Lilian Pacce Preço: R$ 60 Número de páginas: 264
www.editorasenacsp.com.br Siga o Senac também no Twitter: http://www.twitter.com/senacsaopaulo
Fonte: Redação AM
|
|
|
|