Dando continuidade ao projeto Fábrica Morumbi Fashion, aconteceu na manhã deste dia 19, no Jockey Club de São Paulo, a segunda edição do evento promovido exclusivamente pelo MorumbiShopping em parceria com a Profashional Comunicação, coordenadora geral do projeto, Faculdade Santa Marcelina e Sebrae SP.
Este projeto tem como objetivo principal explorar ao máximo a criatividade e conhecimento de alunos recém-formados, selecionados por uma equipe de professores da Faculdade Santa Marcelina e profissionais de diversos segmentos de moda. Cada estilista foi designado para um determinado segmento: Estilo, Acessórios e Joalheria. São eles: Paula Ferreira (joalheria), Luara Proença (estilo), Maria Clara Villardo (acessórios), Stella Sunaga (estilo) e Thalita Savordelli (estilo).
O desafio principal dessas estilistas foi produzir uma coleção de moda com enfoque no artesanato brasileiro. Daí a brilhante parceria com o Sebrae/SP, que disponibilizou para a execução deste projeto todas as suas cooperativas de artesanato dentro do estado de São Paulo. As cinco estilistas selecionadas criaram coleções baseadas nas técnicas utilizadas pelas cooperativas, inserindo o artesanato na moda e/ou acessórios de uma forma contemporânea e atual. O estilista Walter Rodrigues foi pela segunda vez o curador do projeto Fabrica MorumbiFashion.
"O MorumbiShopping tem um grande histórico de apoio à moda brasileira. Com esse projeto, buscamos não só revelar talentos, como incentivar o espírito empreendedor da nova geração de estilistas", diz Doris Weinberg, superintendente do MorumbiShopping. "O Fábrica MorumbiFashion é uma grande vitrine para a nova geração de designers mostrar as criações e conquistar o varejo."
ESTILISTAS SELECIONADAS E SUAS COLEÇÕES
- PAULA FERREIRA
O tema escolhido pela estilista joalheira foi: Identidade, nossa essência! Para ela, as origens são remodeladas e adaptadas às necessidades e desejos atuais. A inspiração principal baseia-se na simplicidade das formas indígenas, traduzida na técnica utilizada pela cooperativa Iguart, de Iguape. A cooperativa é formada por 4 mulheres na cidade de Iguape, que mantém viva a tradição indígena das panelas de barro preto. Elas são responsáveis por todas as etapas da criação da cerâmica, além das formas e as ferragens do século XIX e imagens sacras e cristãs de igrejas do século XVII e XVIII retratando a religiosidade como identidade comum. A coleção desenvolvida especialmente para mulheres com idades entre 20 e 40 anos que tenham uma atitude fashion e sejam ávidas por novidades é formada por 50 jóias, entre pulseiras, colares, gargantilhas, anéis, brincos e acessórios em geral e são confeccionadas em prata e cerâmica vermelha. Algumas peças possuem imagens em acetato.
- LUARA PROENÇA
A coleção da estilista tem como inspiração e tema o toque e a busca do vestuário como extensão de nossa pele que objetiva trazer para a roupa a essencialidade do toque na carne. Junto a isso soma-se referências importantes do filme "Gabeh" em que uma família nômade iraniana conta sua história através da montagem de tapetes confeccionados em lã!
A coleção apresenta uma cartela de cores com variações dos tons de preto, azul, rosa queimado, verde e creme com aspecto envelhecido. São tricôs de lãs que buscam a alfaiataria, jeans, rendas, bordados, pérolas... Tudo isso trazido cuidadosamente pelas mãos... como um toque!
A cooperativa escolhida por Luara foi a Sinhá Prado-Tecendo o Futuro, localizada na cidade de Américo Brasiliense e responsável pela produção de tapetes em lã e fibras. O trabalho desta cooperativa vai desde a tosa da lã do carneiro até a montagem dos tapetes, passando pela fiação manual. Este contato com as artesãs fez nascer uma vontade de toque, de afago, de textura. Este é o ponto de partida da coleção.
- MARIA CLARA VILLARDO
Intitulada sobre o tema "Páginas da Adolescência a inspiração vem do adolescente e seu diário.
O desenvolvimento do trabalho apresenta um universo ultracolorido. São cores alegres e vibrantes. A boca tem forte apelo, já que a partir dela o adolescente se comunica, esbraveja, ironiza e põe para fora seu presente mau-humor. Atribuído a esta fase de transição da vida, um ursinho cibernético é forte personagem desta história. As peças da coleção foram desenvolvidas pelas cooperativas Lua Nova (Sorocaba-SP), que são artesãs mães-adolescentes, vítimas de todas as situações de risco, e Bicos & Retalhos (Pilar do Sul-SP), formada por jovens senhoras que confeccionam artesanato para a casa e para uso pessoal, manufaturando biquinhos em suas criações. Tais biquinhos ganharam um formato delicado na coleção de Maria Clara, conquistando preciosos espaços nos artigos.
- STELLA SUNAGA
A estilista criou uma coleção inspirada numa imagem manipulada de gueixas do artista plástico Nick Bantock que foi o principal estímulo para a concepção das idéias da coleção e no universo de Kimonos antigos, com suas estampas e cores.
Os tecidos utilizados são: Top Jersey 100% Poliamida, Sarja Peletizada 100% Algodão, Tricoline, Malha estampada 100% Poliamida.
A cartela de cores passeia sobre os tons de cru, turquesa, vermelho, beterraba, pale green, orange, amarelo e azul.
A cooperativa utilizada por Sunaga foi a Associarte, de Barra Bonita, especializada em tapeçaria em tear manual.
Antes do projeto Fábrica MorumbiFashion as artesãs desta cooperativa utilizavam apenas fio de algodão tipo Barbante. Para adaptação ao trabalho da estilista foram introduzidos fios de tapeçaria de lã e fios de tricô de diversas espessuras e acabamentos. As peças em tapeçaria foram aplicadas como recortes nas peças da coleção e como aplicações nos casacos, jaquetas, camisas, saias, vestidos, calças e bermudas.
- THALITA SAVORDELI
A estilista utilizou o filme "The Royal Tenenbaums" (ou " Os excêntricos Tenenbaums" - Wes Anderson) como inspiração para sua coleção. O filme apresenta um certo ar cômico e absurdo, bem como algumas obsessões das personagens chegam a ser engraçadas.
Este contraste entre a melancolia e o cômico foi o que mais chamou a atenção de Thalita para a criação do shape e da cartela de cores: castor (marrom amarelado), azul-marinho, cru, vermelho-pitanga, azul-nuvem e rosa-flamingo.
As estampas são variadas e mesclam-se com os xadrezes integrando ao longo de toda criação da estilista, uma grande unidade. A coleção como um todo é uma verdadeira caixa de surpresas a cada instante.
Da cooperativa Banarte, em Miracatu a estilista utilizou os trabalhos elaborados a partir da fibra de bananeira na criação das bolsas e dedais. Já da cooperativa Artefatos em Retalhos, em Santo Antonio do Pinhal, Thalita utilizou os retalhos hexagonais como recurso para criar texturas e novos desenhos no tecido listrado.
Todas as peças desfiladas estarão sendo comercializadas no seguinte ponto de venda:
Local: MorumbiShopping
Loja: Condimento
Piso: Lazer
Fonte: Redação AM
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