JOVEM DRAMATURGO THIAGO SALLES ESTREIA SEU PRIMEIRO TRABALHO EM SÃO PAULO
"Não dá pra glamourizar este tipo de vida, seria ingenuidade da minha parte fazer isto no teatro, no mundo em que vivemos." (Thiago Salles)
"GAROTOS DA NOITE", que retrata a vida de três jovens michês Cabral (Thiago Salles), Bambolê (Chico Ribas) e Estrela (Wilsinho Torres), fala sobre as inquietações, vícios e desejos noturnos de uma megalópole obcecada pelo poder, sexo e consumo. Além de atuar, Thiago Salles também é o autor do texto, com direção assinada por Rene Ramos.
Thiago Salles e "Garotos da Noite" - o processo
"GAROTOS DA NOITE foi meu primeiro texto e através dele fui selecionado para a terceira turma do Núcleo de Dramaturgia do SESI, em 2010. Escrevi o texto em 2009 enquanto lia várias coisas, peças de teatro, livros literários e de contos. Hoje tenho outras peças escritas, mas foi com este texto que descobri o prazer de escrever para teatro. Amigos dramaturgos e diretores me incentivaram a montá-lo.
Na época, estava lendo também alguns livros de investigação policial para entender melhor a linguagem pois meu objetivo era escrever uma peça que abordasse impunidade, então, um amigo me recomendou ler DIAS DE IRA, de Roldão Arruda. Um livro excelente, muito bem escrito, que fala sobre o mundo da prostituição masculina e a questão da violência. O livro me despertou interesse pela temática, pois era possível enxergar a São Paulo da década de oitenta, muito bem detalhada, e os aspectos sociais da prostituição naqueles dias. Foi então que quis escrever uma peça sobre este universo que mostrasse as diversas facetas e cenários percorridos pelos michês.O que a peça tem em comum com o livro é só a questão dos vários cenários que são mostrados em ambas as histórias, mas o livro trata de uma história real, já a peça, além de se tratar de uma ficção, não trilha o caminho da investigação como o livro se propõem a fazer.
Durante o processo de escrita da peça e o período de montagem do espetáculo, li muitos outros livros, assisti filmes e tive que fazer uma pesquisa bem ampla sobre o assunto para que a história fosse o mais coerente e rica em dados reais, sem cometer gafes. A primeira coisa que pensei quando fui escrever sobre esta temática foi: - Como abordar este universo sem cair no clichê, sem romantizar personagens tão reais e inseridos num universo tão cheio de riscos?
Certamente, a linguagem seria o drama, que mostrasse o lado Underground, mas também que apresentasse a visão da família e da sociedade. O importante era trazer tudo isto de uma maneira muito franca e crua, sem levantar bandeiras, sem querer ser um retrato sociológico, mas valorizando estas pessoas que existem por trás de tudo isto.
"Há muito preconceito sobre este tipo de temática, principalmente no teatro, justamente porque este universo já foi muito discutido pela questão sexual, ou pela romantização de um universo tão perigoso." Não dá pra glamourizar este tipo de vida. Seria ingenuidade de minha parte fazer isto no teatro, no mundo em que vivemos." (Thiago Salles)
Mais sobre THIAGO SALLES
Thiago Salles tem 31 anos e é ator formado pelo Teatro Escola Macunaíma. Já atuou em mais de dez peças profissionais em São Paulo, entre elas "120 Dias de Sodoma". Em televisão, participou de projetos de teledramaturgia da Band e do Sbt, como séries policiais e novelas. Em publicidade, atuou em mais de 60 comerciais de TV. Deu aulas de interpretação em cursos de formação profissional para atores e acaba de concluir o Núcleo de Dramaturgia do SESI British Council, projeto responsável por lançar novos autores de teatro.
"Sobre a questão da dramaturgia, o Núcleo de Dramaturgia do SESI British Council, foi um divisor de águas na minha vida. Durante um ano Fui "borrado" de informações e conceitos sobre estruturas contemporâneas de escritas. Tivemos contatos com profissionais sérios dentro de um cronograma de aulas, círculos e palestras, tanto com brasileiros quanto estrangeiros. Garotos da Noite se mantêm ainda, num formato de estrutura de diálogos entre personagens, mas já escrevi outras peças como NÃO ME PEÇA PARA FALAR DE AMOR, que quebra as estruturas convencionais e não se prende na questão da estrutura do tempo e espaço." (Thiago Salles)
Serviço - GAROTOS DA NOITE - Teatro Cacilda Becker - Rua Tito, 295 - Lapa / SP. Temporada de 12 de Agosto (estreia) a 18 de setembro, sextas e sábados às 21h e domingos às 19h. Ingressos R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Saiba mais em http://migre.me/5oO6
Fonte: Sonia Kessar - Assessoria de Imprensa
|
|
|
|