Fashion e útil
Livro dos especialistas Deborah Sollito Ventura e Francisco Ventura Junior apresenta a trajetória dos óculos e analisa como aliar saúde a moda. O título mostra também a importância de adequar os modelos ao tipo físico e ao estilo pessoal
Concebidos para corrigir uma deficiência visual, os óculos são considerados hoje ícones fashion. Os designers seguem os passos da moda e combinam cores, tecnologia e estilo em sua confecção. Para contar a trajetória desses artigos, sua importância para a saúde ocular e os diferentes modelos disponíveis no mercado, os especialistas Deborah Sollito Ventura e Francisco Ventura Junior escreveram o livro Olhar Atento - como escolher e usar óculos, da Editora Senac São Paulo.
O título é organizado de forma prática e funciona como guia para consulta, trazendo dicas para a utilização do acessório em diversas ocasiões, e a escolha do modelo ideal, levando-se em conta estilo pessoal, tipo físico ou formato do rosto. Fotos ajudam a visualizar e exemplificar as dicas dos autores. Depoimentos de consumidores fiéis e amigos, entre eles Adriane Galisteu, Marília Gabriela, Luana Piovani, Juca Chaves, Beatriz Segall, Sandra de Sá e Gloria Kalil, permeiam toda a obra. À frente da Ótica Ventura há 20 anos, os autores reservam ainda um espaço para a história da empresa.
A primeira parte do livro é dedicada à origem desses artigos, quando os autores relatam a história dos óculos de grau e os de sol. Apesar de não se saber ao certo quem os inventou, alguns registros indicam que o primeiro tenha surgido em Florença, na Itália, em 1313, pelas mãos do frade Alessandro Della Spina. O segundo teria aparecido na China, durante a dinastia Ming (1368-1644), quando as lentes eram tingidas com chá para tratamento de conjutivites.
São abordados ainda os aspectos relacionados à saúde ocular, mostrando os modelos de armações e lentes ideais para cada tipo de ametropia (miopia, presbiopia, astigmatismo e hipermetropia).
A segunda parte destaca a relação dos óculos com a moda, além de ajudar a escolher modelos mais indicados, para cada ocasião, e para homens, mulheres, crianças, adolescentes e maiores de sessenta anos. Ao descreverem os materiais utilizados na fabricação, os autores sugerem modelos que representem maior versatilidade, modernidade e elegância. Apresentam também os tipos de lentes usadas, como as de cristal e acrílicas, e mostram a utilidade das diversas cores em que são oferecidas.
Há ainda um capítulo sobre os óculos no cinema, na música e na televisão. "O cinema os usa para marcar a personalidade da personagem. Harry Potter e Willy Wonka, de A Fantástica Fábrica de Chocolate, são bons exemplos", afirmam os autores. Completam o livro um texto sobre a história da Ótica Ventura e um glossário de termos técnicos.
O lançamento do livro aconteceu no dia 18 de junho, durante a 25ª edição da São Paulo Fashion Week, no pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. O lounge da Editora Senac estava bem animado. Entre os convidados estavam a ex-modelo Claudia Liz; a produtora musical Júlia Petit; Titta Aguiar, autora do livro Personal Stylist; e Margareth Libardi, autora do livro Profissão Modelo - em busca da Fama, publicado também pela SENAC.
__________________________________ Sobre os autores
A Ótica Ventura foi criada no final da década de 1980, pelo casal Francisco Ventura e Deborah Sollito Ventura, após sentir a demanda do mercado por produtos com design diferenciado. A rede conta hoje com quatro lojas em São Paulo, entre elas, o novo ponto no shopping Cidade Jardim. Francisco Junior começou a trabalhar na ótica do pai aos 17 anos. Hoje, Ventura é um dos mais importantes consultores da área e, ao lado de Deborah, que coordena toda a parte de estilo e comunicação da empresa, transformou a Ventura na "ótica dos artistas". Seus óculos já estiveram em telenovelas, peças de teatro e comerciais, além de desfiles de grandes nomes da moda, como Lino Villaventura, Ricardo Almeida e Lorenzo Merlino.
Serviço
Olhar Atento Editora: Senac São Paulo Autores: Deborah Sollito Ventura e Francisco Ventura Junior Preço: R$ 105,00 Número de Páginas: 328
Foto 1: Felipe, filho dos Ventura; Júlia Petit; Déborah e Francisco Ventura.
Foto 2: Os autores Francisco e Déborah Ventura com Margareth Libardi, também escritora da SENAC.
Fonte: Redação AM
|
|
|
|