Colômbia - Pela primeira vez nas passarelas do Fashion Rio, uma latino-americana apresentarou suas criações. Trata-se da colombiana Pepa Pombo, que está há 30 anos no mundo da moda, estilista reconhecida internacionalmente por ter um laboratório exclusivo e único, que desenvolve os materiais com que elabora suas roupas.
TRAJETÓRIA - HISTÓRICO
Pepa Pombo surgiu como estilista na década de 70. Seus estudos de pintura, desenho têxtil e pesquisa no campo dos tecidos permitiram-lhe plasmar suas idéias plásticas em terceira dimensão. Seus primeiros trabalhos foram elaborados com fitas entrelaçadas, aplicações em camurça e fios metálicos, entre outros.
Está permanentemente presente no México, país que a acolheu e onde construiu sua trajetória com sua marca. Participa anualmente de importantes eventos como o Fashion Week México, Dias de Moda, Vestuário Ballet de México e Feiras em diferentes cidades mexicanas. Tem também incursionado por outras grandes capitais da moda como Nova York e seus eventos: Atelier Show e Nouveau Colective Show; Paris, Premier Vision. Da mesma forma, tem apresentado sua arte em desfiles importantes na Europa, em países como Espanha, Bélgica, Alemanha e Suíça; e no Panamá, Canadá, Estados Unidos, Venezuela, Peru e Porto Rico.
Na Colômbia, participa de importantes feiras de moda, como Bogotá Fashion e Colombiamoda.
Alguns dos reconhecimentos obtidos por Pepa Pombo ao longo da sua carreira são:
Reconhecimento da Cámara Nacional de la Industria del Vestido, Cámara Nacional del Vestido em Jalisco, Diploma de Reconhecimento por seu trabalho e valiosa colaboração ao desenvolvimento da indústria concedido pela Cámara Nacional de la Industria del Vestido (1992 - 1993), Reconhecimento do Fashion Group Mexico Bancomex (1998), Expo Fashion Internacional 10ª. edição (1999), Miss Mundo Colômbia - Prêmio de Oro al Diseño ( 2000), Presea Tactel al diseñador de mayor trayectoria en Mexico ( 2001). FASHION RIO, PRIMAVERA-VERÃO 2004
A designer colombiana PEPA POMBO apresentou na passarela sua coleção Primavera- Verão 2004, com criações monocromáticas de sua filha Mónica Holguín. Foi um desfile impactante e cheio de elegância em que a estilista traz uma coleção criativa, ideal para o verão.
INSPIRAÇÃO
A coleção primavera/ verão 2004 é resultado de uma mistura perfeita. De um lado a tradição de Pepa Pombo e sua trajetória de 30 anos no campo da moda e de outro o sopro renovador de sua filha Mónica.
SILHUETA
Os modelos são sutilmente ajustados ao corpo. Na passarela, podem ser apreciadas bermudas e mini saias com desenhos assimétricos, saias sobre saias e saias rodadas. E ainda, tops de um só ombro, costas descobertas e laços.
As modelos também vestem minivestidos, batas soltas, jardineiras, shorts e hot-pants, biquinis sensuais em triângulos e calças nos quadris.
MATERIAIS
As criações de Pepa Pombo são conhecidas pela riqueza dos materiais utilizados, que são únicos e incomparáveis porque ela mesma os desenvolve. Os tecidos são elaborados com o respaldo de um laboratório especializado em design, que se dedica a criar e desenvolver conceitos originais, apoiado por uma equipe de laboriosas tecelãs. A coleção utiliza misturas de fibras distintas assim como fitas entrelaçadas de diferentes larguras. Algodões mercerizados (que dão brilho e resistência à fibra), camurça, fios, mohair, acetato, viscose e lã. A diversidade dos materiais faz com que o resultado final seja uma obra prima. Foram também usados materiais tecidos com lycra, que envolvem o corpo e destacam a silhueta. Para a confecção dos biquínis, esses materiais receberam tratamento especial para o contato com a água.
TEXTURAS
A diversidade de texturas das roupas de Pepa Pombo possibilita a criação de desenhos variados em uma mesma peça.
COR
As roupas foram elaboradas na cor branca, ideal para o verão.
ACE
Fonte: Suzana Schreiner
|
|
|
|