VANU RODRIGUES NO PROGRAMA TAH LIGADO! https://www.youtube.com/watch?v=buW9MHpMn7c
Carreira: A cantora, compositora e pesquisadora musical Vanu Rodrigues nasceu em Euclides da Cunha - Bahia.
Ela iniciou sua trajetória artística participando de corais, primeiro em Salvador-BA, e depois em São Paulo, na USP, por seis anos, sob a batuta do Maestro Alberto Cunha. Ali teve seu primeiro contato com o trabalho de voz, buscando o refinamento da técnica com diversos preparadores. Depois disso participou do grupo Experimental de Música do SESC Consolação, sob a coordenação de Ricardo Zhoyo, baixista alinhado à concepção musical de Hermeto Pascoal, que valoriza e estimula a diversidade e a criatividade. Essa experiência é considerada por ela essencial para o desenvolvimento de improvisos com a voz e para toda sua aprendizagem. "Na Orquestra Experimental de Zhoyo a voz cumpria o papel de um instrumento, por isso, aprendíamos a usar nossa voz a partir de variações de acordes e de rítmicas distintas, usando como referência gêneros musicais como Samba, Choro, Xote, e ritmos da cu... Detalhes: A cantora, compositora e pesquisadora musical Vanu Rodrigues nasceu em Euclides da Cunha - Bahia.
Ela iniciou sua trajetória artística participando de corais, primeiro em Salvador-BA, e depois em São Paulo, na USP, por seis anos, sob a batuta do Maestro Alberto Cunha. Ali teve seu primeiro contato com o trabalho de voz, buscando o refinamento da técnica com diversos preparadores. Depois disso participou do grupo Experimental de Música do SESC Consolação, sob a coordenação de Ricardo Zhoyo, baixista alinhado à concepção musical de Hermeto Pascoal, que valoriza e estimula a diversidade e a criatividade. Essa experiência é considerada por ela essencial para o desenvolvimento de improvisos com a voz e para toda sua aprendizagem. "Na Orquestra Experimental de Zhoyo a voz cumpria o papel de um instrumento, por isso, aprendíamos a usar nossa voz a partir de variações de acordes e de rítmicas distintas, usando como referência gêneros musicais como Samba, Choro, Xote, e ritmos da cultura tradicional como Maracatu, Coco, Boi, Afoxé, entre outros. Ali conhecemos também instrumentos praticados nos grupos folclóricos das várias regiões do Brasil como a Alfaia, a caixa usada no Boi do Maranhão, entre outros. A Orquestra Experimental foi uma experiência riquíssima". O rico processo de criação da orquestra com a voz resultou em um trabalho original, polissonoro, considerado pela artista essencial para conhecer os caminhos e o alcance da sua voz.
Como intérprete atuou ao lado de Isaías de Bandolim e de Fernanda Porto, no SESC Consolação ao lado do Grupo de Choro e Canção coordenado por Bob Souza. Sua carreira está fortemente marcada pela experiência na noite paulistana, tendo cantado em bares de Sampa, na Vila Madalena, no bairro do Bexiga, na Pompéia, bairros marcados pela criatividade e ligados à intensa produção cultural de uma das maiores metrópoles da América Latina.
Seu primeiro CD - "Baú de Quimeras" reflete o interesse da artista pela diversidade musical. Traz a música popular e seus mais expressivos ritmos como samba, forró, maracatu, coco.
Em setembro/2020 participou do Programa do Ratinho, no SBT, onde cantou O Bêbado e a Equilibrista.