Colunistas Dr. Hélio J. C. Lanna Jr.
| voltar |
|
Detalhes sobre o colunista
Data: 27/07/2009
Título: O ortomolecular e homeopata Hélio Lanna dá ótima dicas sobre a gripe suína
GRIPE AH1N1 / GRIPE SUÍNA
As gripes surgem nas aves, depois passam por algum mamífero que tem contato com o ser humano e só então, adaptando-se ao homem, conseguem a transmissão de humano para humano. No caso da Gripe Mexicana, foi o porco.
ELA NÃO É TRANSMITIDA PELA CARNE DE PORCO.
A transmissão de qualquer gripe se faz por gotículas de saliva e/ou coriza suspensas no ar; portanto os espirros, as tosses e o ato de falar ou gritar é que lançam ao ar os vírus que passam de uma pessoa para as outras pessoas.
O vírus Influenza responsável pelo atual surto da Gripe Mexicana é o H1N1...o mesmo vírus que causou a pandemia de Gripe Espanhola em 1918, quando morreram milhões de pessoas!
Por suas características de transmissão, o vírus H1N1 vai se espalhar pelo mundo todo em um período muito curto de tempo = PANDEMIA; estimo que alguns poucos meses, se tanto!
A maioria das pessoas é suscetível de contagiar-se com esse vírus.
Hoje em dia, uma grande parte da população mundial dispõe de saneamento básico, boa alimentação e qualidade de vida que não existiam em 1918, logo após o fim da 1ª guerra mundial.
O que podemos fazer para ter uma forma o mais branda possível da Gripe Mexicana?
Primeiro, evitar o contágio:
- se você não precisa, não vá a locais que tem janelas e portas fechadas a maior parte do tempo e/ou com ar condicionado central e/ou com muita gente reunida.
- não entre em contato com pessoas que você sabe que estão com a gripe.
Segundo, manter-se saudável e com boa resistência imunológica:
- mantenha-se bem alimentado, com uma dieta variada e a intervalos regulares; existem alimentos que estimulam o sistema imunológico (nutrição funcional) - converse com seu Médico de Família.
- tenha boas horas de sono, para descansar de suas atividades diárias;
- evite exageros de qualquer espécie, por exemplo, exercícios demais, bebidas alcoólicas demais, chocolates demais...o melhor caminho é o do meio, a moderação é saudável! IMPORTANTE: a atual vacina anti-gripal não protege você da Gripe Mexicana.
Na Medicina Homeopática temos alguns medicamentos que podem ajudar a ter uma forma mais branda de gripe, suavizando os sintomas e diminuindo a incidência de infecções bacterianas associadas.
É importante frisar que você deve tratar a doença com todas as formas de Medicina disponíveis, ou seja, Alopatia - analgésicos, antitérmicos, antibióticos e antiinflamatórios se necessários, expectorantes, etc. / Homeopatia / Fitoterapia - alho, por exemplo / Internação hospitalar, se necessária...
NÃO EXISTE UMA MEDICINA UNIVERSAL, TODAS SÃO BOAS E CADA UMA TEM SUAS LIMITAÇÕES.
HOMEOPATIA
Prevenção: OSCILLOCOCCINUM 200CH glóbulos 1 frasco
Tome 5 glóbulos a cada 10 dias
INFLUENZINUM 200CH glóbulos 1 frasco
Tome 5 glóbulos quando perceber os primeiros sintomas de gripe - só 1 vez
Tratamento dos sintomas:
.CAUSTICUM 6CH glóbulos 1 frasco
Tome 3 glóbulos de hora em hora, alternando com o Chamomilla
.CHAMOMILLA 6CH glóbulos 1 frasco
Tome 3 glóbulos de hora em hora, alternando com o Causticum
.KALI CARBONICUM 6CH glóbulos 1 frasco
Tome 3 glóbulos de hora em hora, para as crises de tosse
O Causticum e o Chamomilla só devem ser tomados se existirem os sintomas:
febre alta e rápida, acima de 39,0 graus; coriza; olhos vermelhos e lacrimejantes; dor de cabeça forte; tosse seca, ao acordar e ao deitar, principalmente; dores musculares e nas articulações; falta de ar; algumas vezes náuseas e/ou vômitos e/ou diarréia, manchas castanho-avermelhadas nas maçãs do rosto - que são os sintomas da Gripe Mexicana.
Se você não tem os sintomas da gripe, tome só o Oscillococcinum.
Essa medicação pode ser tomada em qualquer idade, desde os recém nascidos até os centenários e pode ser diluída em água mineral, se necessário.
É importante o tratamento Alopático e Fitoterápico, concomitante aos medicamentos homeopáticos.
|
|
|
|
|