Detalhes sobre o colunista
Data: 08/12/2009
Título: Boa postura e a Técnica Alexander
Você olha no espelho e não fica feliz com o que vê. Talvez os seus ombros estejam curvados para frente, suas nádegas estejam empinadas, e seus joelhos apontem para dentro. Você não gosta do seu andar, não aguenta esta postura. Então tenta consertar este problema dando ouvidos a vozes familiares como "Fique reta!", "Ombros para trás!".
Resolve colocar em prática todas essas observações: ombros para trás, barriga para dentro, bacia para frente, fica reta. Tudo parece ficar melhor, mas ao mesmo tempo parece dar muito trabalho. Então desiste e a postura antiga volta novamente. Acha-se preguiçosa ou muito tensa ou sem elegância ou ainda que possa ser um problema de família.
Embora não se note, o que você faz e como faz afeta a sua forma, o seu tônus e como você percebe o seu corpo. Nós estamos o tempo todo em constante movimento e mesmo a postura de estar sentado é como uma fotografia parada do modo como nos movemos. Mudando a maneira como atuamos em nossas atividades com a Técnica Alexander, a postura natural melhora - não de uma maneira artificial, tensa, mas com facilidade e expansão interna.
Você pode mudar a sua postura refinando a consciência do seu corpo como um todo. Com a T.A., você começa a reconhecer quando o seu alinhamento está fora de equilíbrio. Aprende a manejá-lo de uma maneira sustentável e assim restaurá-lo. Com toques sutis de um professor da técnica, você libera a tensão do pescoço e dos ombros, permitindo que uma relação mais coordenada entre a cabeça, o pescoço e a coluna ocorra, o que vem a ser o que a técnica chama de controle primordial: a tendência da coluna se alongar em movimento.
Com isto, você desfaz a tensão e o desconforto enquanto aperfeiçoa a sua movimentação.
O que parecia ser uma postura preguiçosa ou tensa é na verdade a falta de uma coordenação central, ou seja, alguns músculos trabalham mais enquanto outros acabam sendo pouco solicitados. Com o equilíbrio natural restabelecido, você sente mais estabilidade, balanço e fluidez.
Uma boa postura é o contorno de um funcionamento melhorado: sua atitude parece melhor porque o seu corpo se sente melhor! Você aprende a lidar com o estresse, além de trazer para a sua vida pessoal e profissional mais confiança, concentração e resistência.
A Técnica Alexander pode ser descrita como uma maneira de se cultivar e estabelecer hábitos de postura e liberdade no ser como um todo. Sendo assim, representa uma contribuição importante na solução deste problema complexo que é a tensão na desempenho, já que uma postura adequada é certamente um pré-requisito essencial. Walter Carrington professor da T.A.
|
|