Blogspot Siga-me no Twitter FanPage no Facebook

Colunistas  Walter Sthein

voltar

Mercado de trabalho

Detalhes sobre o colunista

Data: 15/05/2008

Título: Profissionalismo na carreira de ator

Para ser ator ou atriz, é necessário freqüentar aulas especializadas em artes dramáticas, sejam elas voltadas para técnica de ator ou a faculdade de artes cênicas, obtendo assim o DRT (Delegacia Regional do Trabalho), um número que identifica o ano e o local do registro profissional.

Mas o profissionalismo não tem a ver com o registro e sim com o comportamento e as atitudes do artista. É fundamental que o ator conheça técnicas (vocais, corporais e mentais) para atingir o melhor desempenho artístico. Tratando-se de comportamento, é básico respeitar o horário de chegada ao compromisso, estudar seu personagem e decorar seus textos. O respeito perante o texto, seus colegas do elenco e o diretor é fator indiscutível.

Não é vergonha nenhuma questionar ou assumir que não está encontrando ou atingindo a visão do diretor, pois ele tem por obrigação ser o mais claro e objetivo possível, deixando de lado o ego teatral.

Sei também que existem atores com superstições, crenças, vícios e tradições que dizem a respeito ao ensaio e até mesmo após a estréia, mas todas essas manias ou amuletos profissionais só são aceitos quando não atingem ou interferem na rotina e no andamento do espetáculo. O respeito e a ética devem estar em primeiro lugar.

Em algumas direções, tive a infelicidade de mandar atores embora por irresponsabilidade teatral. Um exemplo é não decorar o texto, chegar alterado ao ensaio, desrespeito à direção e até estrelismo televisivo.

Por outro lado, tive a alegria de trabalhar por alguns meses ao lado de uma atriz que me mostrou por que é considerada grandiosa, pela humildade e profissionalismo, sem contar com a generosidade e respeito ao teatro. Um beijo a Laura Cardoso.

Data Título
01/07/2008 Como se sair bem no teste de V.T. para propaganda
15/05/2008 Profissionalismo na carreira de ator
 


Quarta  24.04.24
esqueci a senha
cadastre-se
associe-se
 


Termo de compromisso    |    Política de privacidade    |    Parcerias    |    Publicidade
Seja um colaborador

Copyright © 2002 Libardi Comunicação. Todos os direitos reservados.