Detalhes sobre o colunista
Data: 01/07/2008
Título: Como se sair bem no teste de V.T. para propaganda
Eu sei que todo ator na hora do teste treme e isso não tem nada a ver com a capacidade, pois estamos falando de atores e não de portas.
Só de saber que serão testados, o lado psicológico já afeta a interpretação. Para amenizar esse problema, aí vão algumas dicas de diretor para ator.
1º) Ir com a roupa apropriada, fazer a barba para todos os homens, as mulheres não fazer nenhuma maquiagem, só o rosto bem lavado sem creme de preferência (a obrigação é da produção).
2º) Chegar na hora marcada ou o mais cedo que você puder (no final da tarde, os diretores já estão de saco cheio).
3º) Pedir o texto ou o roteiro na hora que o agente ligar para chegar ao teste sabendo do que se trata, e qual é o perfil do personagem (nem sempre temos diretores de ator no teste e sim assistentes que em geral não sabem o que querem).
4º) O ator tem a obrigação de decorar o texto, e o diretor de explicar o texto (não saia do teste com dúvidas, pergunte o que quiser, o bom diretor dá toda noção para o ator).
5º) Para quem tem o DRT, não é nenhuma vergonha perguntar - na saída - quem vai pagar o cachê-teste. É obrigatório (não sei porque ainda chamam amadores para atuarem, pois com profissionais o cachê seria para todos)
6º) Não questionar o texto - mesmo que seja ruim. Existem profissionais que criaram o mesmo e sua obrigação é falar naturalmente e não transformar uma frase um trecho melodramático.
7º) Não pedir desculpas toda hora para o diretor e sim agradecer pelo momento apreciado.
8º) Não ter medo de falar se tem algum compromisso dentro da data marcada para o trabalho, pois nem eles sabem se estarão disponíveis (por isso na maioria das vezes as datas são dentro de seis dias).
Observações finais:
Quem fecha os atores editados são os diretores e quem fecha o ator final é o patrocinador, portanto nada de sofrer se for editado. Isso não quer dizer que você foi escolhido.
Estava na hora de aumentar o cachê-teste, pois estamos falando de profissionais. Ganhar o prêmio da propaganda todos os publicitários querem, mas e os atores entram aonde? Caras do Reclame, que saudades.
|
|