Detalhes sobre o colunista
Data: 24/11/2005
Título: Depilação para homens
Sem tortura, a depilação agora é aberta também ao público masculino
Hoje os homens modernos, sejam metrossexuais ou umber - a mais recente nomenclatura cujo ícone dizem ser o Bono Vox, vocalista do U2 - preocupam-se muito em exibir uma aparência de limpos, bem cuidados, e bem vestidos.
Assim, as clínicas de estética têm recebido muitos homens que procuram tratamentos estéticos faciais e corporais. Mas a grande novidade do momento é a depilação.
Os nadadores, em função da atividade, dão privilégio ao peito liso, que proporciona maior agilidade na água. Os modelos de hoje não são mais valorizados pelo visual másculo que mostra o peito peludo do passado e esta categoria profissional foi a primeira a aderir à novidade. Assim, se eles são os exemplos ou, ao pé da letra, os modelos masculinos, muitos homens das mais variadas profissões estão buscando aderir à moda.
Mas, calma, não se assuste, o tratamento de depilação não é mais uma tortura. Eu, como esteticista, posso dar boas dicas de como se fazer uma depilação mais tranqüila e com menos seqüelas para a pele. Tudo depende do início, da preparação da pele antes da depilação propriamente dita.
O primeiro passo é observar a pele e suas características. Existem variações estruturais quanto à espessura da pele do homem. Em geral, é 25% mais espessa, o que leva ao surgimento de rugas menos numerosas e mais profundas, mas também a torna mais oleosa, com mais possibilidade para desenvolver a acne. A presença acumulada de queratina contribui para os poros dilatados, comprometendo a textura da pele. É também uma pele mais ácida e de maior teor melânico que a da mulher. Assim sendo, a pele masculina pede o uso de produtos à base de gel e loções "oil free" durante a preparação para a depilação.
Primeiro, lava-se o peito com sabonete peeling, que remove a queratina da base do pêlo, o que vai possibilitar o contato perfeito da cera depilatória com o pêlo, sem traumatizar a pele. Após a esfoliação, usa-se um mousse tenso ativo que tem a função de amaciar o pêlo para que ofereça menor resistência à cêra. Costumo utilizar um produto rico em vitamina B5 que protege o peito da foliculite e dos pêlos encravados.
Cumprida a primeira etapa, passa-se a depilação propriamente dita, que é feita da mesma forma que a feminina. Mas é na finalização que está a garantia de sucesso da depilação. Eu preparo uma mascára de argila branca que tem ação purificante, adstringente, efeito anti-séptico, cicatrizante e reduz a tendência à foliculite.
|
|