Blogspot Siga-me no Twitter FanPage no Facebook

Colunistas  Alexandre Krizek

voltar

Beleza & saúde

Detalhes sobre o colunista

Data: 30/08/2007

Título: A maquiagem como profissão

Acredito muito no talento nato, porém para se tornar um bom maquiador é necessário também aprender técnicas, atualizar-se constantemente e conhecer o mercado de trabalho. Como em todas as áreas, o maquiador deve ter versatilidade e cultura geral. Ele precisa investir em material de trabalho de qualidade e na sua própria formação. Revistas de moda e publicações de referência também são uma ótima fonte de atualização.

A área de atuação do maquiador é muito grande, podendo trabalhar em cinema, teatro, desfiles, com caracterização, prestar consultorias de imagem e produto ou mesmo atuar em institutos de beleza. Seja qual for a área escolhida, é fundamental que você sempre tenha uma postura correta, seja pontual, cuide da sua apresentação pessoal e seja discreto. Assim como em qualquer profissão, o equilíbrio emocional é o mais importante. Não basta apenas ser um exímio maquiador, criar novas tendências e técnicas se não tiver desenvolvido sensibilidade, educação, respeito e comprometimento. O profissional deve sempre cuidar da sua imagem, bem como estar sempre alinhado com a moda e suas novidades. O maquiador tem três papéis a desempenhar: o de artista, quando cria e faz o que quiser; o de consultor, quando pode dar opiniões e conselhos; e o de executor, quando é pago para fazer o que pedem.

É muito comum vermos em institutos de beleza cabeleireiros se atreverem a maquiar. Veja, não quero aqui levantar qualquer polêmica com essa categoria. Estou citando apenas aqueles profissionais que não tiveram qualquer treinamento ou formação para executar uma maquiagem. Sabemos que não basta colocarmos "algumas cores" no rosto da mulher para obter uma boa maquiagem. É preciso conhecer a simetria do rosto, colorimetria e visagismo. Fico muito contente quando os institutos de beleza e cabeleireiros investem na formação profissional como maquiadores, preocupando-se com a qualidade da prestação de seus serviços. O mercado da maquiagem está se expandindo e num mundo cada vez mais competitivo é comum acumularmos várias funções e atividades, por isso precisamos investir na nossa carreira, sempre.

Para mim, sucesso não é só ter o nome e o rosto conhecidos, mas ser o melhor naquilo que fazemos!

Data Título
04/02/2008 Maquiagem para peles negras
01/10/2007 Maquiagem primavera/verão 2007/2008
30/08/2007 A maquiagem como profissão
30/08/2007 Maquiagem para modelos e books
18/08/2007 Maquiagem para o trabalho
 


Terça  23.04.24
esqueci a senha
cadastre-se
associe-se
 


Termo de compromisso    |    Política de privacidade    |    Parcerias    |    Publicidade
Seja um colaborador

Copyright © 2002 Libardi Comunicação. Todos os direitos reservados.