Detalhes sobre o colunista
Data: 02/08/2005
Título: Rinoplastia
Hoje vamos falar sobre rinoplastia, a cirurgia plástica destinada à correção de deformidades ou imperfeições no nariz. Estas imperfeições podem ter origem genética, racial, aparecer como decorrência do crescimento das cartilagens ou de uma fratura. De forma geral, o procedimento é indicado para quem tem as estruturas anatômicas desproporcionais em relação à harmonia do rosto.
Os dois principais tipos de imperfeição no nariz são o osso saliente no dorso (giba), ponta grossa ou caída e narinas abertas.
A rinoplastia não deixa cicatrizes externas, pois os cortes, em geral, são feitos na parte interna do nariz. A pele é descolada das cartilagens e do osso e estes são tratados. No final, a pele se acomoda à nova estrutura. Os pontos são todos internos e normalmente não precisam ser removidos.
A cirurgia pode ser realizada com anestesia local e sedação, para que o paciente tenha o maior conforto. A duração é de, em média, uma hora. O tempo de hospitalização é de 6 a 12 horas. A recuperação, para atividades habituais, leva de 3 a 7 dias.
Após a operação, o paciente fica com um curativo, de esparadrapo de papel (micropore) e uma proteção de gesso, plástica ou de metal, por um período de 7 a 10 dias.
Em alguns casos, a rinoplastia não tem função estética, mas é realizada para corrigir problemas que dificultam a respiração como desvio do septo, hipertrofia dos cornetos e rinites. Assim como para outros tipos de cirurgia plástica, a época de inverno é muito recomendada (leia mais na coluna anterior).
Atualmente, muitas correções de nariz podem ser feitas através da Bioplastia, sem necessidade de corte ou hospitalização. (Leia o texto sobre Bioplastia).
|
|