Blogspot Siga-me no Twitter FanPage no Facebook

Colunistas  Emília Campos

voltar

Moda

Detalhes sobre o colunista

Data: 01/05/2007

Título: Arrumação de guarda-roupa: necessidade e terapia

Vá dizer que, na maioria das vezes, não olhamos para o guarda-roupa e pensamos exatamente isso, ainda que tenhamos peças ótimas e bem coordenadas nele? Às vezes, as peças não são o problema, ou a ausência delas, mas sim a forma como estão dispostas em nosso "closet".

Mas vários truques irão lhe ajudar a resolver esse problema. Em primeiro lugar, uma vez por ano é fundamental fazer uma "faxina" no armário, tirando tudo aquilo que não foi usado no último ano. Certamente, se você não usou em nenhuma das estações do ano passado, não vai usar no próximo... melhor abrir espaço no armário para peças que serão mais usáveis.

Abra uma exceção para peças clássicas, de ótima qualidade ou de estilistas renomados, que podem ser usadas como "vintage" e dar um charme diferente para o visual.

Aproveite para limpar bem o armário, sempre com produtos que não deixem resíduos ou cheiros. Nada de usar "sachês", ou coisas do gênero, para perfumar as roupas. Isso pode manchá-las e o odor fica ruim com o tempo.

Após isso, vale a pena experimentar as peças que ficaram para verificar se o caimento continua bom, as costuras estão firmes e a peça não parece usada e gasta. Aproveite para fazer produções diferentes e combinar peças que você nunca misturou. As revistas de moda também são ótimas para "acostumar" os olhos com combinações interessantes.

Afora as peças que voltarão para o armário, separe as demais em três pilhas: consertar, lavar e doar.

As peças que vão para o armário deverão ser penduradas em cabides adequados. Isso é muito importante para sua boa conservação. Se forem todos do mesmo tipo, melhor ainda. Além de organizado, seu armário ainda fica bonito.

Separe as partes dos armários por tipo de peça e, dentro de cada categoria, por cor. As saias de um lado e calças de outro, por exemplo. Deixe as peças dos conjuntos juntas, em uma parte específica para conjuntos. Mas, isso não significa que você não possa usar as peças separadamente. Pode e deve, o que vai aumentar suas possibilidades de produções.

Guarde as peças com botões e zíperes fechados, evitando marcas e vincos indesejados. As peças muito finas e delicadas não devem ser penduradas, podendo ficar guardadas em caixas grandes na parte superior do armário. Cuidado com os vestidos guardados em plásticos da lavanderia, eles não deixam a roupa respirar e podem estragá-la. Prefira os de PVC.

Vamos para as gavetas. Separe as camisetas da forma que lhe parecer mais fácil de consultar. Eu, por exemplo, separo por inverno e verão. Nas prateleiras de cima, deixo as peças da estação atual; nas de baixo, as da estação seguinte. Depois disso, separo tudo por cor.

Faça rolinhos com as camisetas. Não forma vincos, mas ocupa um pouco mais de espaço. No entanto, a fácil visualização compensa.

As malhas de frio podem ser colocadas em caixas na parte superior do armário, envoltas em papel de seda, durante o verão. Não esqueça de lavá-las na última utilização antes de guardá-la. Peças sujas no armário podem ficar manchadas.

Faça o mesmo com as botas no verão: guarde-as limpas, em caixas, na parte superior do armário. Aliás, a arrumação dos sapatos nas prateleiras deve seguir a mesma regra: ficam os da estação atual e guardam-se os da futura.

Os cintos devem ser guardados pendurados, abertos, em cabideiros especiais.

Viu como não é difícil? E se você colocar um bom CD dançante, acender um incenso e cantar um pouco, ainda vai funcionar como uma ótima terapia. Tá esperando o quê?

Data Título
07/07/2007 7º dia São Paulo Fashion Week verão 2008
24/06/2007 6º dia São Paulo Fashion Week verão 2008
22/06/2007 5º dia São Paulo Fashion Week verão 2008
20/06/2007 4º dia São Paulo Fashion Week - Verão 2008
18/06/2007 3º dia São Paulo Fashion Week verão 2008
17/06/2007 2º dia do SPFW verão 2008: AfroReggae contagia com desfile-show
16/06/2007 1o dia São Paulo Fashion Week - verão 2008
14/06/2007 Fashion Rio - Verão 2008
07/05/2007 Casa dos Criadores inverno 2007 - 2º dia
07/05/2007 Casa dos Criadores inverno 2007 - 3º dia
05/05/2007 Casa dos Criadores - 21ª edição - Inverno 2007 - 1o dia
01/05/2007 Arrumação de guarda-roupa: necessidade e terapia
02/04/2007 Tendências do outono-inverno 2007
 


Sábado  20.01.18
esqueci a senha
cadastre-se
associe-se
 


Termo de compromisso    |    Política de privacidade    |    Parcerias    |    Publicidade
Seja um colaborador

Copyright © 2002 Libardi Comunicação. Todos os direitos reservados.