Blogspot Siga-me no Twitter FanPage no Facebook

Colunistas  Tiago Almeida

voltar

Beleza & saúde

Detalhes sobre o colunista

Data: 19/06/2006

Título: Como diminuir a prisão de ventre em viagens

Você tem prisão de ventre quando viaja? Chegou outro feriado, viagens e comidas. E com isto fica a pergunta no ar:"Como conciliar os exageros do feriado e cuidar dos intestinos?"

É muito comum no consultório escutarmos os pacientes relatarem que o seu intestino muda o hábito em viagens. O nosso intestino tem um funcionamento que está muito ligado ao nosso ritmo de vida, ou seja, temos uma hora para acordar, comer, trabalhar, etc. Sem contar que temos uma alimentação com a qual estamos acostumados. Quando viajamos, nossos hábitos alimentares mudam, bem como os horários de nossas atividades. Devido a isto, é comum a alteração do funcionamento intestinal.
Como nos alimentamos em média 3 vezes ao dia , deveríamos evacuar de 2 a 3 vezes ao dia, de preferência após cada refeição como fazem os bebês, que ao mamar em seguida evacuam, isso devido ao reflexo gastrocólico. Quando os intestinos não funcionam com esta freqüência, ficamos com evacuações em atraso, e como conseqüência estas fezes que ficam acumuladas causam uma "auto-intoxicação", ou seja, liberam toxinas para todo o organismo. Desta maneira, prejudicam o bem-estar geral e o nosso humor.

Hoje os intestinos são considerados como o nosso segundo cérebro por médicos e cientistas, atuando como um órgão inteligente. Sabe-se que 90 % da serotonina (responsável pela alegria) é fabricada no intestino, e caso este não esteja funcionando bem, pode ocorrer a diminuição desta provocando DEPRESSÃO e o MAU-HUMOR. É por isso que usamos a palavra ENFEZADA, para estes casos, referindo a relação que existe entre nossa alegria e funcionamento intestinal. Sendo assim, é fundamental cuidarmos deste órgão para termos uma boa reunião ou entrevista, seja negócios ou social.

Também no intestino encontra-se 80% do nosso potencial imunológico e também a maior parte dos radicais livres. Nós vivemos sobre um estresse oxidativo constante, devido a pressões profissionais e pessoais, preocupações econômicas, irritação no trânsito, poluição do ar, fumo, agrotóxicos nos alimentos, entre outros fatores que aumentam estes radicais livres. Os efeitos destes aumentam quando não mantemos o bom funcionamento intestinal, piorando cada vez mais o estresse.

Para diminuirmos estes efeitos, algumas dicas são importantes:

- Alimente-se em pequenas quantidades a cada três horas, diminuindo açúcar refinado, frituras, carne vermelha, massas e pão branco (dê preferência para o pão integral);
- Coma mais fibras (Ex: cereais pela manhã, saladas e legumes nas refeições, etc );
- Procure manter o hábito de após as refeições ir ao banheiro, de preferência sem ansiedade ou pressa;
- Cheire a comida e mastigue o mais devagar possível;
- Mesmo em viagens, beba de 2 a 4 litros de água ao dia (leve uma garrafinha de água mineral para os seus compromissos);
- Entre uma taça e vinho e outro, beba um copo de água;
- Mesmo em aviões e hotéis, lembre-se de comer pelo menos 3 frutas diferentes ou sucos naturais ao dia;
- Evite ficar nervoso. Em situações de estresse, experimente bocejar e espreguiçar;
- Dedique pelo menos quinze minutos do dia a fazer um relaxamento. Escolha um local silencioso, sente-se numa posição confortável e esqueça da vida;

Nada melhor então após o feriado fazer uma desintoxicação. Esta poderá ser feita através da limpeza intestinal e reeducação alimentar. Uma excelente opção é através da COLONTERAPIA, procedimento muito conhecido na Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha, por fazer parte dos procedimentos de manutenção da saúde e beleza de Lady Diana, Demi Moore, Kim Bassinger, entre outras.
A COLONTERAPIA é um processo de limpeza intestinal que desintoxica o organismo, acompanhado de uma dieta antioxidante e reposição da flora intestinal com lactobacilos. Seguindo estas dicas, vamos estar melhorando nossa qualidade de vida, como também estaremos com melhor humor e disposição em nossas viagens, trazendo um resultado positivo para nossos projetos e relacionamentos.

Data Título
13/05/2010 Porque desintoxicar?
18/05/2009 Desintoxicação com dieta alcalinizante e limpeza intestinal
18/05/2009 Desintoxique-se por inteiro e atinja o seu bem-estar
16/09/2008 Abdômen estufado e suas causas
22/04/2007 Desintoxicação após a Páscoa
03/11/2006 11 dicas para uma digestão tranqüila
07/08/2006 Candidíase - um fungo oportunista
19/06/2006 Como diminuir a prisão de ventre em viagens
27/04/2006 Por que as mulheres têm mais prisão de ventre?
16/03/2005 A relação entre prisão de ventre e a saúde
20/12/2004 Como manter a forma depois das festas
01/11/2004 Mantenha a pele saudável com o intestino limpo
 


Domingo  17.06.18
esqueci a senha
cadastre-se
associe-se
 


Termo de compromisso    |    Política de privacidade    |    Parcerias    |    Publicidade
Seja um colaborador

Copyright © 2002 Libardi Comunicação. Todos os direitos reservados.