Blogspot Siga-me no Twitter FanPage no Facebook

Colunistas  Alexandra Mágna Rodrigues

voltar

Beleza & saúde

Detalhes sobre o colunista

Data: 02/05/2003

Título: Evite uma anemia para não ficar sem energia

Ao atender e avaliar modelos de várias agências, observei que muitas tinham anemia. E olha que foram 110 modelos avaliadas! Sabe o que isso significa? Das 110 meninas, 18 (15,5%) estavam anêmicas.


Agora vamos saber um pouco mais sobre a doença que faz você sentir cansaço e falta de disposição.

O que é a anemia?
A anemia é considerada a principal conseqüência da deficiência de ferro no corpo.

Por que ela pode ocorrer?

As causas da carência de ferro podem ser várias:
1. Uma alimentação pobre em carnes (principal causa entre adolescentes)
2. Aumento da necessidade diária (adolescentes têm necessidades maiores)
3. Perda excessiva de sangue
4. Diarréias

Como você pode saber se está com anemia?

Se você está sentindo cansaço, está pálido (a) e com a pele seca é possível que esteja com anemia. Por isso, para confirmar, faça um exame de sangue.

Se você estiver com anemia, o que deve fazer?

O seu médico provavelmente recomendará a você um suplemento de ferro (remédio) para repor o que está faltando no seu corpo. E eu, como nutricionista, darei agora algumas dicas de como evitar e tratar a anemia:

1. Coma alimentos ricos em ferro todos os dias: carnes vermelhas e brancas, vegetais verde-escuros (couve, brócolis, agrião e rúcula). Lembre-se de que as carnes são os alimentos mais ricos em ferro!

2. Após almoçar e jantar, onde você comerá saladas, coma uma fruta cítrica ou tome o suco natural como abacaxi, laranja, acerola e limão. Estas frutas são ricas em vitamina C, que melhora a absorção do ferro pelo seu corpo.

3. Evite tomar café, chás, leite e iogurtes logo após a refeição, pois alguns componentes destes alimentos diminuem a absorção do ferro que você ingeriu durante a sua refeição.

4. Evite comer logo após almoçar e jantar: chocolates e doces que são feitos à base de leite (pudins, sorvetes, mousses, etc.), pois esses alimentos também têm sustâncias que prejudicam a absorção do ferro.

5. Tenha uma alimentação bem variada e quando for almoçar e jantar faça um prato bem colorido com as saladas. Assim você garante vitaminas e minerais para seu corpo.

E lembre-se: uma boa alimentação é fundamental para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde de qualquer pessoa.

Data Título
17/11/2004 Diet x Light: Qual a diferença?
05/11/2003 Anorexia e Bulimia Nervosa
30/07/2003 Não saia de casa sem levar um "lanchinho"
02/05/2003 Evite uma anemia para não ficar sem energia
18/03/2003 A importância de uma alimentação saudável
09/12/2002 10 dicas para você estar de bem com o corpo e a mente
 


Quinta  18.01.18
esqueci a senha
cadastre-se
associe-se
 


Termo de compromisso    |    Política de privacidade    |    Parcerias    |    Publicidade
Seja um colaborador

Copyright © 2002 Libardi Comunicação. Todos os direitos reservados.