Detalhes sobre o colunista
Data: 05/11/2003
Título: Anorexia e Bulimia Nervosa
Saber um pouquinho sobre a anorexia e a bulimia nervosa é muito importante para os modelos, principalmente para as meninas, pois com a exigência de um corpo magro pelas agências os modelos podem se sentir pressionados e, na tentativa de perderem peso a qualquer custo, podem desenvolver essas doenças.
A anorexia e a bulimia nervosa têm como características comuns o medo excessivo de engordar, a preocupação obsessiva com os alimentos e o desejo constante de emagrecer.
A bulimia caracteriza-se pela grande ingestão de alimentos seguida de enorme culpa, que leva ao vômito autoprovocado e/ou uso de diuréticos e laxantes.
Já a anorexia nervosa manifesta-se pela diminuição voluntária e drástica da ingestão alimentar (a pessoa não se alimenta ou se alimenta muito pouco), o que leva à perda progressiva de peso e ao emagrecimento. Como saber se você está tendo os sintomas destas doenças? Se você se enquadrar dentro dos itens abaixo deve procurar por um profissional que possa te ajudar, como o nutricionista, o médico ou o psicólogo, pois você pode estar desenvolvendo anorexia nervosa:
-Sempre querendo emagrecer, achando que está gorda; - Medo intenso de ganhar peso ou tornar-se obesa, mesmo se abaixo do seu peso ideal; - Distúrbios da imagem corporal, ou seja, mesmo estando magra acha-se gorda. - Ausência de no mínimo 3 ciclos menstruais consecutivos.
Se você se enquadrar dentro dos itens abaixo deve procurar por um profissional que possa te ajudar como o nutricionista, o médico ou o psicólogo, pois você pode estar desenvolvendo bulimia nervosa:
- Se você estiver tendo episódios de compulsão alimentar (comer em período de duas horas grande quantidade de alimentos ou apresentar sentimento de perda de controle durante uma refeição); - Provocar vômitos, abusar de laxantes e diuréticos, fazer jejum ou exercícios físicos excessivos; - Preocupação excessiva com a forma corporal e o peso; - Esses fatos citados acima ocorrem duas vezes/semana, por, pelo menos, três meses.
ATENÇÃO...
O tratamento dessas doenças depende muito da SUA boa vontade. Você deve estar disposta a tratar-se. Isso não significa que tenha que fazer isso sozinha. Existem pessoas competentes que podem ajudá-la. Se você tem uma delas, deve procurar por ajuda imediatamente, pois se não tratadas podem levar até à morte.
|
|