Blogspot Siga-me no Twitter FanPage no Facebook

Notícias  Polêmica

voltar

Anorexia nervosa mata a modelo Ana Carolina Reston
20/11/2006

O debate em torno do padrão de beleza magro é levantado novamente a cada vida que se perde em função dessa busca. A modelo Ana Carolina Reston morreu na 3a-feira passada em conseqüência da anorexia, distúrbio psiquiátrico que leva a pessoa a deixar de comer.

Foram 21 dias na UTI até que o quadro se agravou e a garota que buscava sucesso profissional teve falência múltipla dos órgãos.

Carol, como era conhecida pelos mais íntimos, começou a carreira aos 13 anos, quando foi descoberta por um caça-talentos num concurso em Jundiaí. A partir daí, tornou-se uma profissional com um currículo considerável, tendo viajado para a China, México e Japão, e realizado trabalhos considerados importantes para a sua profissão. Entre as grifes para as quais trabalhou estão Fendi, Dior e Armani.

Agenciada pela L`Équipe, da empresária Lica Kohlrausch, Carol havia passado por outras duas agências. Foi Lica quem deu a ela a oportunidade de ir em 2005 pro Japão, um país que contrata modelos mais magras. Segundo sua empresária, não se sabia nessa época que Carolina estava com anorexia. Mas foi em Osaka que Carol desmaiou quando fazia o primeiro trabalho, tendo que ser encaminhada para um hospital.

Ao voltar para o Brasil, no final de 2005, sua agente tentou agendar duas consultas com o psicólogo da agência, mas a modelo não compareceu. No Brasil, a L´Équipe e a Elite estão entre as agências que mais se preocupam em manter o modelo saudável física e psicologicamente. O psicólogo Marco de Tommaso é consultor das duas empresas e seus modelos podem agendar consultas gratuitamente com o renomado profissional. O fato é que a anoréxica em geral recusa tratamento.

Carol Reston sofreu com a pressão do mercado de trabalho, que tem a magreza como passaporte para o sucesso, e ainda com a pressão de ter que ajudar sua família financeiramente desde os 18 anos.

Com uma magreza exagerada, a modelo de 21 anos já estava deixando de ser requisitada para trabalhos. Do final do ano passado até esse mês, faturou menos de R$1000,00 em 3 trabalhos realizados. Seu peso chegou a 40 quilos, o que é muito pouco saudável para quem possuía 1,72m de altura. O número da calça era 34.

Margareth Libardi, autora do livro Profissão Modelo - em busca da fama (Editora SENAC SP), abre um capítulo em seu livro intitulado Pesadelo de Modelo. Com a consultoria do psicólogo Marco de Tommaso, que também é consultor da agência da modelo, Margareth aborda os perigos da profissão e mostra como evitá-los. "Com informação, as pessoas podem evitar problemas graves. O problema é que muita gente acha que para ser modelo não é preciso ler, informar-se.", diz a autora do livro. Ela diz mais: "A família também deve se cercar de informação. Um caso como esse pode ser evitado ou pelo menos amenizado se a família tiver total consciência da gravidade da anorexia." Miriam Reston, mãe da modelo, declarou à imprensa que não sabia que anorexia poderia matar.

Enquanto se discute a imposição do padrão de beleza esquálido por parte de estilistas, fotógrafos e outros profissionais deste mercado, é importante que cada um cuide de si mesmo, saiba como se proteger. "As modelos devem se informar, fazer dietas apenas acompanhadas por médicos e nutricionistas, e ter em mente que não vale sacrificar a vida pelo sonho de brilhar nas passarelas. Há muitas outras maneiras de brilhar", conclui a especialista no mercado de modelos Margareth Libardi. Fonte: Redação AM
     



Selecione a categoria:
Data Título
02/05/2019 PROCON FAZ BLOQUEIO de telefone que liga sem permissão
13/04/2019 Humorista golpista engana a própria agência de artistas que o representava
10/03/2015 MBI não devolve banner do Assunto de Modelo
22/01/2015 Organização do concurso Miss Brasil Infantil vive de aparências e emite cheque sem fundos para fornecedores
19/02/2013 Reclame Aqui é um site para defender o consumidor
30/01/2013 Iguana Sports, organizadora do evento esportivo Circuito Venus, atrasa pagamento de fornecedores.
01/06/2012 Agência One Degree atrasa pagamento de cachê e ainda erra na conta
30/12/2009 Site de relacionamento só aceita gente linda
17/12/2009 Site Terra publica notícia sobre suposto vice-Cônsul e dono de uma agência que é preso ao ser encontrado em hotel com menina de 15 anos
29/12/2006 Modelo sofre queimaduras nos ataques do Rio de Janeiro
20/11/2006 Anorexia nervosa mata a modelo Ana Carolina Reston
18/08/2006 Ex-garotas de programa investem em literatura
01/10/2005 Kate Moss é flagrada cheirando cocaína
30/05/2005 Atores e modelos se rebelam para ganhar cachê-teste
26/02/2005 Daniela Cicarelli expulsa Caroline Bittencourt de sua festa
14/02/2005 Imprensa cita confronto inexistente entre Ana Hickmann e Gisele Bündchen
18/12/2003 Riachuelo Mega Model peca pela exploração exagerada de tragédias da vida cotidiana
04/02/2003 A Miss Brasil Joseane era casada e perde o título
 


Quinta  25.04.24
esqueci a senha
cadastre-se
associe-se
 


Termo de compromisso    |    Política de privacidade    |    Parcerias    |    Publicidade
Seja um colaborador

Copyright © 2002 Libardi Comunicação. Todos os direitos reservados.