Riachuelo Mega Model peca pela exploração exagerada de tragédias da vida cotidiana 18/12/2003 |
A 3ª edição do Concurso Riachuelo Mega Model explorou em demasia a vida já tão sofrida do povo brasileiro através da história de vida de algumas modelos como Carina Iglesias de 15 anos que morava na Espanha com os pais. A candidata disse que sua experiência fora do país foi tão dura que chegou a passar fome, sem contar o preconceito que sua família precisou enfrentar por ser imigrante.
Porém, o ponto alto do circo dos horrores foi a história narrada pela matéria feita pela modelo Ana Hickmann sobre a vida de Márcia Pereira de Souza. Com o marido preso e residindo em condições muito precárias na favela do Heliópolis, Márcia assumiu a função de chefe de família e tem que sustentar seus filhos a duras penas com o dinheiro que arrecada do artesanato que faz.
Vivian de Souza, filha de Márcia, participou do Concurso Mega Model Kid`s e ficou entre os 5 primeiros colocados. O dinheiro ganho pela menina com certeza ajudará muito o orçamento tão parco da casa.
No palco, após a história de Márcia de Souza, a menininha até então aparentemente alheia à narração de sua vida foi chamada pela apresentadora Luciana Gimenes que fez a fatídica pergunta, se ela sentia falta de seu pai.
Essas palavras foram o estopim para uma crise de choro de Vivian que se agarrou a mãe quando esta foi chamada ao palco. Um pouco depois, recontando a história ao vivo, mãe e filha foram novamente as lágrimas e quase levaram também a apresentadora Luciana Gimenes a entrar nessa dinâmica.
A modelo Ana Hickmann presenteou a família com uma televisão se transformando para Vivian em uma espécie de fada madrinha. Tudo isso deveria fazer com que o público questionasse mais a função e o conteúdo da televisão, a forma como a realidade é abordada pelos veículos, em especial a TV, e como tudo isso influencia a sociedade.
Situações verídicas foram exploradas sem a mínima sensibilidade, somente com o intuito de através de lágrimas e dramalhão comover o telespectador e aumentar a audiência e por conseqüência, o lucro dos anunciantes.
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Fonte: Danielle Berti
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