Nascido na cidade de Barbacena no interior de Minas, Bernardo Câmara não é só mais um rosto no mundo da moda. Sua beleza exótica conquistou o mercado e hoje aos 18 anos, 1,85 cm de altura e olhos verdes, o ruivo Bernardo marca presença em vários editoriais de revistas, campanhas de grifes famosas e pelas semanas de moda do Brasil nos principais desfiles como Ellus, Fause Haten, Vide Bula, Colcci, Mario Queiroz, entre outros. Em meio a tantos compromissos o modelo tira um tempo para falar de seus trabalhos e um pouco da sua vida para o site Assunto de Modelo.
AM: Como você foi descoberto? Bernardo: Fui descoberto por um maquiador chamado Emerson, que me levou até a agência Why, e assim o Júlio Martins (meu booker) me lançou no mercado da moda.
AM: Você tinha uma impressão diferente sobre o mercado de moda para modelos? Bernardo: Nunca tinha parado para pensar a respeito, mas quando tive contato com o meio achei que seria interessante.
AM: Como e qual foi seu primeiro trabalho modelando? Bernardo: Meu primeiro trabalho foi um desfile da Ellus no Prêt-à-Porter em Belo Horizonte, produzido pelo Zee Nunes em abril de 2005.
AM: Qual foi a reação da sua família quando você decidiu se tornar um modelo? Bernardo: Decidimos juntos. Desde o início, me apoiaram. Só se preocuparam um pouco com o fato de eu estar longe e de parar de estudar.
AM: Com tantas oportunidades que a carreira de modelo oferece, qual dessas oportunidades foi a mais interessante até hoje para você? Bernardo: Com certeza ter ido morar em São Paulo me abriu muitas portas.
AM: Você já carrega uma grande experiência na carreira de modelo. O que mais você gostou de fazer ate hoje? Bernardo: Não tenho um trabalho em especial. Acho que todos têm sua importância, mas SPFW é algo que marca qualquer um.
AM: Qual é a melhor e a pior parte de ser modelo? Bernardo: Viver uma vida diferente, movimentada, conhecer pessoas, lugares e viver experiências que só sendo modelo se vive.
AM: Passarela ou fotos? O que mais você gosta de fazer? Bernardo: Sinto-me melhor na passarela. É uma emoção diferente ao saber que no momento você é o alvo das atenções.
AM: Já aconteceu de você ter feito algum trabalho que não gostou? Se não, qual seria sua reação perante uma situação parecida? Fale um pouco sobre isso. Bernardo: Com certeza já aconteceu, mas o melhor é fazer de conta que está tudo bem para não atrapalhar o andamento de algo que estou sendo pago para fazer. Quando se eleva as coisas boas e se minimiza as coisas ruins, tudo flui melhor.
AM: Como foi ter que deixar os estudos e a família para investir na carreira de modelo? Como você administra isso? Bernardo: No início, tudo era festa: morar sozinho, ter uma liberdade maior, e não ter que acordar cedo para ir à aula era muito bom, mas com o tempo comecei a sentir falta de uma vida mais regrada nesse sentido. Minha família sempre está muito presente, principalmente minha mãe, que está ligada em tudo o que eu faço 24 horas por dia.
AM: Qual detalhe ou característica sua você acha que mais atrai as outras pessoas? Bernardo: Talvez ser ruivo seja algo que me diferencie um pouco.
AM: O que te diverte e de que você gosta de fazer nas horas vagas? Bernardo: Estar perto da minha mãe, minha família, minha namorada, amigos, ir para a fazenda, andar à cavalo, andar de moto, conversar com meus avós e dormir também é algo que gosto bastante.
AM: Você esta lendo algum livro no momento? Ou você tem algum livro predileto? Bernardo: Estou lendo "Sexo na cabeça" de Luís Fernando Veríssimo, "Retratos do Exílio" de Carlos Eduardo de Senna Figueiredo, e meu livro preferido é "O menino e o Alazão" de um escritor inglês chamado John Steinbeck.
AM: Qual estilo de filmes você gosta de assistir? Bernardo: Gosto de filmes que retratam realidades, alguns filmes nacionais, documentários e biografias.
AM: Sobre o seu gosto musical, qual é o estilo de música que você gosta de ouvir? Bernardo: Depende muito do lugar e de como me sinto no momento, mas ouço muito sertanejo, MPB, Rock, PSycodelic-trance e trance.
AM: Você tem uma ideal de mulher? Quais qualidades ela deve ter para que você fique atraído por ela? Bernardo: Tenho minha namorada. Todas as características que só ela tem.
AM: Em meio a tantos trabalhos e muita correria, fica muito difícil para namorar? Bernardo: É difícil controlar a saudade, mas dá para levar numa boa.
AM: Você se considera um rapaz "fashion"? O que você gosta de vestir e quais as suas marcas favoritas? Bernardo: Tenho meu estilo próprio de vestir, e não tenho marcas favoritas, mas só uso o que gosto muito.
AM: Você pratica algum esporte? Como você faz para manter a forma? Bernardo: Não tenho tido muito tempo, mas sempre que posso faço cavalgadas, hipismo e caminhadas.
AM: Você já trabalhou com profissionais de grande importância para o mundo da moda. Você ainda tem o sonho de trabalhar com alguém em especial? Fotógrafos, estilistas, algum (a) topmodel ou celebridade, ou ainda alguma locação especial? Bernardo: Gostaria de fotografar na África, junto aos animais em seu habitat natural, ou em desertos Árabes.
AM: Qual conselho você deixa para aquela pessoa sonha em ser modelo como você? Bernardo: Humildade. Tratar todas as pessoas da mesma maneira, manter sempre os pés no chão, não abandonar nunca suas raízes.
Bernardo é representado pela Why Model e pela Marilyn SP.
Fonte: Miguel Crispim - miguel_@models.com
|
|
|
|