Quem vê arte não vê idade. O artista nasce com um dom que pode ser colocado em prática em qualquer fase da vida. Uns mostram o talento bem tarde, outros bem cedo. É o caso de Eric Libardi, que ainda no 2o ano do Ensino Fundamental chamou a atenção da professora de artes pela sua forma diferenciada de interpretar o mundo. A escola tomou a iniciativa de ligar para a mãe do aluno e comunicar que ele tinha um talento especial. O menino de 7 anos deveria fazer aulas particulares de artes plásticas, devido à sua habilidade nata. Enquanto aprendia as técnicas de sombreamento, de desenho e pintura em tela, Eric aprendia a tocar teclado. A música era apenas outra forma de expressão artística, levando-o a várias apresentações ligadas à escola de música, dentro do Enfarta Madalena, um bar conhecido de São Paulo. Estudos de teatro também passaram a fazer parte da sua vida, levando-o a entrar para uma agência de atores infanto-juvenis. Mais tarde, o adolescente demonstrou seu talento para a fotografia. Acostumado a clicar com uma Canon - A1 de 35 mm desde os 9 anos, aprendeu alguns segredos da fotografia e ampliou os conhecimentos com a chegada de uma câmera digital. Aos 15 anos, passou a acompanhar a mãe, diretora do site Assunto de Modelo, ajudando-a a fotografar eventos de moda como o SPFW. Eric Libardi passou a conhecer a fotografia digital como um adulto, além de utilizar o Photoshop para incrementar as fotos. Aos 17 anos, Eric se interessou pelo artesanato personalizado, que já era vendido através do site. Caixas em madeira com diversos acabamentos, todas feitas com fotos do cliente. O jovem artista une o conhecimento de fotografia com técnicas de artesanato, como a pátina, craquelê, entre outros, para dar um toque diferenciado em produtos que ninguém vai ter igual. Só o dono da foto.
Eric percebeu o quanto as pessoas gostam de dar presentes personalizados para quem elas amam. O tema é infinito. Fotos dos filhos para o dia das mães, fotos do casal para o dia dos namorados, etc. Cada cliente é uma fonte de inspiração para o seu trabalho. O estilo da peça tem um pouco do que o cliente demonstra ser. Uma caixa colorida para alguém alegre, uma caixa de cores suaves para uma menina romântica, e assim por diante. A sensibilidade do artista é importante para captar a personalidade do cliente. Uma de suas criações foi a scrap box, uma releitura dos famosos scrap books. Em janeiro de 2005 deu início aos trabalhos artesanais. Para lapidar o talento, fez cursos para dominar técnicas que ainda não conhecia. Em seguida, passou a produzir peças de amostra para deixar em consignação em butiques de vários segmentos: pet shop chic, loja de decoração para quarto de bebês, lojas de artesanato diferenciado, além do site Assunto de Modelo, onde as peças ficam expostas na seção Shopping - Fashion Presentes. Atento aos menores detalhes, Eric capricha na produção e se preocupa com o acabamento perfeito das peças. Técnica, criatividade e bom gosto envolvem o processo. Isso agrega valor aos trabalhos artesanais. De lá para cá, o adolescente produz encomendas como caixas personalizadas com fotos de famílias, amigos, namorados, caixas para chás, porta-retratos, porta-lápis, cesta para produtos de bebês, caixa de vinho e peças de madeira para decoração em geral. Eric trabalha também com caixas diferenciadas, podendo encomendar de uma marcenaria que trabalha para ele. "Produzo caixas de variados acabamentos e tamanhos para que todos tenham acesso ao meu trabalho. As caixinhas menores e com uso de poucas fotos interessam a mais pessoas porque o preço é acessível", explica Eric. Mais do que um simples artesão, o garoto de 17 anos começou a dar passos em direção à vida de um jovem empresário. Sua mãe dá dicas sobre a parte administrativa, passando-lhe noções de contabilidade, de como calcular o custo de cada peça e qual a margem de lucro adequada para não ter prejuízo. Hoje com 18 anos, Eric Libardi leva a sério o trabalho com artesanato, equilibrando com o tempo dedicado aos trabalhos como modelo e aos estudos. Afinal, entrou este ano para a faculdade de arquitetura no Mackenzie. Enquanto aprende a desenvolver grandes projetos, o futuro arquiteto vai aperfeiçoando o talento fazendo lindas caixas para seus clientes.
3/2007
Serviço: Site www.assuntodemodelo.com.br seção shopping - fashion presentes Telefone: 11 4688-0472/8291-9278/8291-9296. E-mail: atendimento@assuntodemodelo.com.br e eric@libardi.com.br
Fonte: Redação AM
|
|
|
|