Fernando Torquato, Fernanda Barbosa e Érika Palomino, acostumados a atuar nos bastidores, serão personagens de uma exposição de fotos produzida pelo próprio Torquato. É que os três serão sócios fundadores do Club Coolture, uma plataforma virtual de música, moda e cultura através da qual os sócios recebem informações quentinhas, dicas de moda, baladas, músicas e prêmios como convites exclusivos para desfiles e shows.
O club vai funcionar no novo site do biscoito Club Social - www.clubsocial.com.br - , desenvolvido pela House of Erik!a Palomino, que será inaugurado amanhã, com festa na Galeria Garagem Hermética, na Vila Madalena. Os convidadados poderão conferir dois ótimos shows: da banda State of Bengal, com influências indianas, e da cantora Vanessa da Mata.
Galeria Garagem Hermética R. Fidalga, 330 - Vila Madalena
Os novos ventos do pop que vêm da Índia
Instrumentos indianos tradicionais, como cítara, tabla, bansuri e sarangi, fornecem uma coloração sonora sensual e uma batida hipnótica à música eletrônica atual. As novas estrelas que trabalham este universo não vêem a música indiana como algo exótico, étnico ou curioso, mas utilizam sem pudor e com propriedade este elo acústico com o passado para fazer o chamado "Asian Massive".
São indianos nativos ou ingleses de origem indiana, com idade entre vinte e trinta e poucos anos, que filtram, sintetizam, sampleiam, e misturam o virtuosismo de músicos da tradição clássica indiana com seu virtuosismo tecnológico.
Sam Zaman aka State of Bengal
Ao lado de Talvin Singh, Sam é um dos artistas euro-asiáticos de maior destaque. É o Sting da nova onda asiática não pelos clichês musicais, mas pelo seu envolvimento com causas ecológicas e sociais. Os créditos musicais incluem colaborações com Bjork, Madonna, Groove Armada e Peter Gabriel.
Sam é atmosférico em suas produções e ao mesmo tempo melodioso na construção, foi um dos pioneiros a aliar batidas de dub-heavy a este tipo de som. Foi responsável também junto com alguns produtores a criar a nova cena a "British Asian breakbeat".
Desde dos anos 90 vem pesquisando e inovando o Asian Underground. Sua carreira começou ao mesmo tempo no projeto Anoka do clube Blue Note e como professor de crianças da comunidade paquistanesa de Upton-Park, bairro de East London, reduto de ingleses-asiáticos.
Como professor de música ajudou a criar o Asian Dub Fundation e passou a ter colaboração dos MCs Deeder (ADF) e Mustaq do Fun^Da^Mental, nascendo assim a idéia da da banda/projeto State of Bengal, que sempre reúne músicos e artistas de diferentes nacionalidades e musicalidades.
Músicas como Flight IC408 e Chittagong Chill são clássicos do State of Bengal e tocam nas pistas de todo mundo, com direito a remixes de vários artistas, e novas redições pelo label One Little Indian da cantora Bjork.
Com a qual saiu pelo mundo em tour com o hit "Hunter". Para Sam o objetivo é quebrar barreiras culturais entre o clássico e o novo, o Oriente e o Ocidente, o erudito e o popular.
Em parceria com British Council fez um tour por China, Índia, Japão e Coréia. Sempre interagindo com dança e músicos dos lugares por onde passa mister State of Bengal pesquisou e produziu durante anos e promete em seu novo álbum uma verdadeira "Babel" de sons.
Em seu novo álbum, previsto ainda para este ano, têm uma surpresa deliciosa para nós brasileiros. Uma música em português feita a quatro mãos com a cantora e compositora brasileira Vanessa da Mata, que esteve em Londres num evento do famoso Centro Cultural Barbican Center.
Para sua apresentação no evento COOLTURE Sam traz ao Brasil em seu projeto o vocalista Bola, a percussionista Renu Hossain, o baixista e vocalista Matthew Mars-Jones,famoso no mundo do jazz, e o nova-iorquino
Mark E.Guilmore.
Mark E. Gilmore foi o primeiro baterista do mundo a tocar jungle ao vivo, ritmo que influenciou a música eletrônica, mais notadamente o techno e o drum'n'bass. Mark aka Inna-most já tocou com grandes cantoras do Jazz como Oleta Adams e Enerstine. Colaborou com músicos e bandas como Eric Clapton, Living Collors, Salif Kieta, Mory Kante e Hank Jones. Produziu também com o indiano Trilok Gurtu, percussionista de formação clássica, considerado um dos melhores e mais influentes músicos da atualidade. Com Gurtu criou o South Indian Full Harmonic Orchestra e Bollywood Strings, projetos famosos que rodaram o mundo mostrando a diversidade e riqueza do ocidente com oriente Com o Sate Of Bengal participou de shows e ganhou prêmios em várias partes do mundo. Bombay, India (Sept.98), tour world-wide promovendo o albúm Visual Audio durante dois anos, foi indicado ao Mercury Award 2000, particpou como convidado da tour européia de STING, gravou o DVD do STING no London's Royal Albert Hall, gravou o especial da BBC-TV LIVE em Shepherds Bush Empire com o convidado especial, o músico Trilok Gurtu. Participou de todos os festivais da gravadora Real World do artista Peter Gabriel. Ganhou vários prêmios com trabalhos como: "inexhaustibly spectacular rhythms" (Time Out Mag.) "Album of the Year 1997" (Echoes Magazine), "Single of the Week" from NME Magazine (7-Sept-96) e Mixmag (24-Aug-96). Por suas diversas abilidades tanto no palco como em estudio, Mark E.Gilmore é considerado o maior baterista/ produtor da "future-music", o resultado disto é que recebe grande cobertura da mídia internacional e é conselheiro oficial do governo inglês e consultor do London Arts' Musicians/Producers Program, (linking London Arts and Overtones Studio). Colaborou também na produção do OCEAN MUSIC TRUST junto com o compositor Paul Gladstone Reid/New Renaissance Orchestra. Além de ser um grande baterista, Mark explora sua voz grave e profunda como back vocal e cantor.
Fonte: Redação AM
|
|
|
|