Mozart Fernandes apresenta suas obras no complexo multicultural Superloft
Até o dia 20 de dezembro, o artista plástico Mozart Fernandes apresenta as obras de sua exposição Estado Transitório, que representa um período de ampliação da temática e de mudança em certos aspectos estéticos do artista.
Pela primeira vez Mozart apresentará figuras masculinas em suas pinturas, além de seu interesse na representação de objetos - como o prego e martelo - adicionando questões simbólicas em seu discurso. Na estética, Mozart adiciona planos com transparências sobre suas pinturas, acrescentando mistério aos seus personagens anteriormente explícitos.
Com curadoria de Henrique Luz, a exposição acontecerá de 22 de novembro a 20 de dezembro e é composta por 10 pinturas, uma instalação com vídeo - remetendo à processos de memória - e 10 metros de muro grafitados na entrada da galeria.
Sobre Mozart Fernandes
Nascido em São Paulo, mas criado em Curitiba, o artista-plástico, desenhista e designer, Mozart Fernandes representa muito bem a inquietude do artista dessa segunda década de século XXI, que não se contenta mais com uma mídia específica. Ele é um artista ousado, que arrisca e não tem medo em aprender técnicas diferentes. Aos 43 anos, Mozart sabe que o domínio de cada mídia só acrescenta recursos a seu discurso artístico.
Arte e Poesia
Um Epigrama é uma criação grega antiga que significa "sobre-escrever", e implica na associação de uma frase ou breve poema que exprime um pensamento principal a um objeto artístico. A ideia do artista de escrever poemas e aplicá-los sobre obras de arte tem então suas raízes na Antiguidade, relacionando escrita e imagem de forma a direcionar a interpretação do espectador para um caminho específico.
Este recurso já foi usado em inúmeros movimentos artísticos ao longo da história. Porém, nos anos 80, artistas neo-expressionistas como Basquiat, Alselm Kiefer e outros usaram Epigramas em suas pinturas a fim de direcionar a leitura de seus trabalhos. A crítica social feita por Basquiat ou a mitologia e a história apropriadas por Kiefer não ficariam completas sem esses textos e poemas.
Mozart Fernandes é um artista influenciado pelo neo-expressionismo (principalmente os alemães), e que também faz o uso de Epigramas em suas séries. Anselm Keifer, Baselitz, Max Ühlig e Salomé são referências pontuais em seu trabalho, seja pelo uso de cores contrastantes, temática forte, pinceladas, epigramas, ou sexualidade. Outras características do movimento, como o uso de elementos do dia a dia de fácil reconhecimento pelo observador, temática de vida cotidiana, ou o retrato de indivíduos - principalmente nus, também são encontrados.
Sua atuação como artista e seu interesse pela poesia aproximaram Mozart Fernandes do poeta e cantor Lirinha. Em 2013 e 2014 ele atuou em vários shows do cantor pintando o fundo de palco conforme se desenvolvia o espetáculo. Essa experiência de pintar influenciado por poesia e música o fizeram se interessar mais e mais pela junção criativa que um texto poético pode dar ao artista plástico, traduzindo assim palavras, ritmo, entonação e música em traço, cores, contrastes e formas.
A gestualidade é outro fator importante no trabalho do artista. É nela que repousam as emoções. A densidade psicológica de seus personagens é traduzida em pinceladas viscerais e combinações de cores fortes, vibrantes e de contraste inusitado. Essa emoção transmitida é - diferente de Kiefer ou Basquiat - canalizada para o sentimento amoroso. Em suas séries "Tanto Faz", "Foda-me com Amor", "Morte e Vida em parceria com Alberto Lizarazo", Não Linear" e a nova "Em Caso de Amor." o artista sempre direciona a leitura psicológica de seus personagens para temas e pensamentos relacionados ao amor, à solidão ou alguma necessidade afetiva. Ele nos faz pensar quem são essas mulheres nuas, essas figuras urbanas solitárias que fumam, esses punks da periferia que, quase sempre de perfil atravessam a tela com um destino certo, mas foram por ele ali eternizados.
SERVIÇO
SUPERLOFT
Estados Transitórios - Mozart Fernandes
Curadoria de Henrique Luz
Quando: Até 20 de dezembro
De terça a domingo, de 13h às 19h
Onde: Mono Galeria Individual
Rua Cardeal Arco Verde, nº 2926 - Pinheiros.
Quanto: Entrada franca
Fonte: Superloft
|
|
|
|