LUIZA POSSI EM CARTAZ COM ROMEU E JULIETA, O MUSICAL BRASILEIRO
No espetáculo, Luiza Possi divide o palco com o ator Leonardo Miggiorin e mais uma talentosa trupe de atores cantores. A direção e produção é de Frederico Reder.
Romeu e Julieta - O musical brasileiro
"SOMOS FEITOS DO TECIDO DE QUE SÃO FEITOS OS SONHOS"
Um dos grandes marcos da história do teatro ocidental situa-se no período que se estende da segunda metade do século XVI ao início do XVII: o teatro elisabetano. No período, foram produzidas mais de 800 peças, das quais só chegou até nós pouco mais da metade. Shakespeare (1564-1616) foi o dramaturgo mais popular do teatro elisabetano.
Estranhamente, a simples menção do nome Shakespeare nos dias de hoje já denota um teatro clássico, hermético e restrito a um grupo de iniciados. A peça Romeu e Julieta - O musical brasileiro (livre adaptação da peça homônima de Shakespeare) vem para quebrar esse preconceito porque retoma o que realmente caracterizou o teatro shakespeareano: o elemento popular.
Durante o período elisabetano, o teatro amador era comum nas universidades. Apresentações eram feitas em teatros públicos e privados, em praças, mercados, nos salões dos grandes senhores e nos auditórios de escolas. Shakespeare sintetizou em suas comédias e tragédias o clássico, a tradição oral, o poder da palavra (o autor criou uma série de neologismos hoje incorporados à língua inglesa) e criou um teatro que se fez universal pela temática humana.
Romeu e Julieta - O musical brasileiro contrói e reconstrói "em sotaques ainda desconhecidos", como fala a personagem Cássio em Júlio César, a mais célebre das tragédias de amor de todos os tempos. A exemplo do que era comum na época do homem de Stratford-On-Avon, em que grupos ambulantes de atores perambulavam em busca de boas platéias nas estalagens, nosso Romeu e Julieta - O musical brasileiro é encenado por um grupo mambembe-circense que, num jogo metalingüístico, mostra à platéia o drama dos jovens amantes de Verona. O grupo de personagens mambembes, para reviver as ações dos filhos dos Montéquio e dos Capuleto, utiliza elementos bem brasileiros da cultura popular associados a símbolos arquetípicos. Dessa forma, coexistem no palco o soldadinho de chumbo, a bailarina, aristocratas e artesãos, patrícios e plebeus embalados pelo melhor repertório do cancioneiro popular brasileiro que vai de Chico Buarque a Pixinguinha passando pelas inocentes marchinhas de carnaval.
Justapõe-se ainda em Romeu e Julieta - O musical brasileiro o cômico, o trágico, a música executada ao vivo, a espontaneidade do circo e a atualidade do texto de Shakespeare.
A HISTÓRIA CONTADA PELA TRUPE MAMBEMBE (Romeu e Julieta, tragédia de Shakespeare publicada em 1597)
Não se sabe como tudo começou, mas, na cidade de Verona, os Montéquio odeiam os Capuleto e os Capuleto odeiam os Montéquio. Romeu Montéquio é filho único da família rival dos Capuleto e está enamorado de Rosalina, entretanto essa paixão só durará o tempo que anteceder o momento em que Romeu conhecer Julieta, no baile que os pais desta realizarão em sua propriedade. O amor de Romeu e Julieta poderia ser a cura para tanto ódio e rivalidade, mas não é o que ocorre.
Teobaldo, primo de Julieta, quer matar Romeu porque acredita que o jovem Montéquio zombou de sua família quando adentrou o baile. Na tentativa de assassinar Romeu, Teobaldo acaba matando Mercuccio, o melhor amigo de Romeu. Indignado com a morte de seu grande amigo, Romeu mata Teobaldo, aumentando o ódio entre as duas famílias mais importantes de Verona.
Um padre franciscano, Frei Lourenço, casa Romeu e Julieta secretamente, acreditando que essa união aproximaria as duas famílias desavindas. Escalo, o Príncipe, autoridade soberana, buscando estabelecer harmonia para evitar que seu principado se perca em guerras civis, ao tomar conhecimento dos duelos e das mortes, ordena o exílio imediato de Romeu e pede que este nunca mais volte a Verona.
O que será do amor de Romeu e de Julieta que se casaram em segredo, tendo apenas Frei Lourenço como testemunha? Nunca mais poderão se ver?
Os pais de Julieta, sem saber que a filha já se casara com Romeu, insistem que ela se case com o Conde Páris. Julieta se desespera. Frei Lourenço tem uma solução: Julieta deverá tomar uma poção que simulará sua morte, ser levada para uma capela e, assim que Romeu for avisado e chegar, ela despertará e ambos seguirão juntos.
Os amantes tudo fazem para encontrar uma plataforma de felicidade em meio ao ódio de suas famílias, entretanto o destino assim não o quer e somente a morte os juntará para sempre.
O amor cura o ódio porque Montéquios e Capuletos tarde descobrem que o ódio gratuito que cultivaram por tanto tempo levou aqueles que eles mais amavam.
E a paz volta a Verona.
FOTO: a cantora e atriz Luiza Possi se prepara em seu camarim para encarnar a personagem Julieta, de Shakespeare, no musical infanto-juvenil Romeu e Julieta.
O musical brasileiro está em cartaz no Teatro Procópio Ferreira aos sábados e domingos.
Fonte: Redação AM
|
|
|
|