Detalhes sobre o colunista
Data: 20/12/2002
Título: Top não é "toupeira"
Definir o que é uma TOP MODEL causa divergências entre modelos, equipes, especialistas em moda e outros. Longe de mim entrar nessa briga. O que posso é tecer algumas considerações acerca das características psicológicas comuns a modelos que a mim vieram definidas como tal por suas agências, equipe ou especialistas.
Psicologicamente, o que define um perfil TOP é um conjunto de características, entre as quais a inteligência, adaptabilidade, profissionalismo e responsabilidade. Todas as modelos examinadas e tidas como TOP, sem exceção, têm grande capacidade de trabalho, muita determinação, bastante motivação, perseverança e resistência à frustração. Não são facilmente "derrubáveis", não! O espírito de luta e a "garra" são essenciais para superar obstáculos que certamente virão. Desenvolvem alto grau de disciplina e autocontrole e são capazes, algumas com ajuda profissional, de manterem a ansiedade em níveis adequados que a levem a produzir e não a entrar em pânico. Devem possuir (ou serem trabalhadas psicologicamente para tal) um grau de habilidades sociais que lhes facilite a assimilação rápida de valores culturais de diferentes países, o que é uma aplicação prática do comportamento inteligente.
Claro, devem ter sorte. Sorte é o encontro da capacidade com a oportunidade. É importante que sejam inteligentes para ajudar a criar a oportunidade. Tranqüilas para identificá-la quando ela chegar para não desperdiçá-la. Pacientes para esperá-la se ela demorar. Isto é, devem estar psicologicamente preparadas. Como vemos, TOP não é "toupeira". Muito ao contrário, é alguém que mostrou inteligência, capacidade de trabalho e preparação psicológica para chegar ao topo.
|
|