Detalhes sobre o colunista
Data: 23/08/2003
Título: Profissões de alta performance
Profissões de alta performance ou de alto desempenho são aquelas em que a pessoa é exigida em limites. Aquelas em que a competitividade é tão elevada que a diferença entre o fracasso e o sucesso é dada por um detalhe, um lapso, uma emoção. No caso de um piloto de Fórmula 1 esta diferença é inferior a um segundo por volta. Se rodar um segundo mais lento, perde a corrida, o patrocínio, a carreira. Se rodar um segundo mais rápido, pode perder a vida! Décimos de segundo fazem a diferença entre a vida e a morte, o sucesso e o fracasso. Com a adrenalina ao máximo, a concentração deve ser total!
Na profissão de modelo temos outro exemplo típico. Aqui a diferença entre perder e ganhar não é medida em tempo, mas sabe-se que o detalhe, a preparação, a parte psicológica fazem a diferença. O que será da modelo tímida num teste? E daquelas que estão inseguras ou deprimidas? E o que dizer de quem tem baixa auto-estima? Em estudo recente submeti 20 modelos femininos de diversas agências que apresentavam como queixa ou de sua agência baixa rentabilidade em testes (não pegavam trabalho) ou inconstância em testes, a provas psicológicas. Os resultados indicaram que apenas duas (10%) o faziam de propósito, forçando sua saída da agência. 18 (90% !!!) delas apresentavam timidez, acentuado pessimismo, algum grau de depressão, insegurança, baixa auto-estima, dificuldade de relacionamento e, praticamente todas, ansiedade! O pior é que NENHUMA SABIA QUE PSICOLOGIA CUIDA JUSTAMENTE DE COISAS DO TIPO. Achavam que "era assim mesmo" e que "não havia solução".
Em qualquer profissão de alta performance e, portanto, de ALTO RISCO, a preparação psicológica é FUNDAMENTAL. Não é "recomendável", mas OBRIGATÓRIA. Um atleta da N.B.A. (Liga profissional de basquete dos E.U.A.) passa por um ano de preparação prévia, ESPECIALMENTE PSICOLÓGICA. Depois, continua a ter acompanhamento.
Quanto mais sofisticada uma profissão maior o grau de exigência psicológica, maior o grau de estresse a que a pessoa é submetida. Executivos de grandes empresas procuram trabalho psicológico. Atletas profissionais, executivos, atores e atrizes normalmente têm. Exceção feita à seleção brasileira de 98, de lamentáveis resultados (hoje, felizmente corrigido), todos os esportes de competição preparam seus astros dentro da moderna psicologia.
A profissão de modelo é altamente exigente! Se você quiser fazer alguma coisa nela precisa TER PREPARO PSICOLÓGICO. Esqueça a frase "eu não preciso disso". PRECISA SIM, OU VOCÊ NÃO IRÁ LONGE.
Se "cabeça no lugar" não é garantia de sucesso, "cabeça fora do lugar" é garantia de fracasso.
|
|