Detalhes sobre o colunista
Data: 01/06/2003
Título: O estresse na vida dos modelos
Toda vez que você se vê diante de situações novas, mudanças, imprevistos ou debaixo de pressão, seu corpo e sua mente tentam se adaptar para enfrentá-los. A essa adaptação damos o nome de reação ao estresse ou, popularmente, "estresse".
Sua profissão é caracterizada por mudanças, imprevistos e pressões de toda ordem. Tudo pode ocorrer no mesmo dia, ou não ocorrer... Sucessos, fracassos, a avaliação nos testes, etc. Para complicar, habitualmente modelos de fora de São Paulo chegam a esta cidade, tendo que se adaptar à ela, à agência, ao mercado, a morarem sozinhas ou com pessoas que mal conhecem. O que é agora pode não ser mais depois...
A sensação é de que o sucesso não depende de você, está fora de controle. A vontade é de jogar tudo para o ar e ir embora. E dá-lhe estresse...
O estresse pode ser externo. Pressões, necessidade de trabalhar, dificuldade financeira, cobrança familiar, da agência, do trabalho,.... Você tem que ser pontual, estar sempre em forma, fazer dietas loucas, sorrir, mesmo que por dentro tudo esteja muito mal... "Modelos não tem dor, não sentem, não choram, não sofrem", idealizam as pessoas. Muitos destes fatores externos de estresse são inevitáveis. Você tem que superá-los se quiser vencer.
Mas há um tipo de estresse que nós mesmos criamos, através da nossa maneira de pensar, de encarar o mundo. Há inúmeros exemplos disso: quando você não pega um trabalho e se acha uma droga por isso, quando se está sempre pessimista e ansiosa (o), quando se antecipa sempre o pior. Assim, seu nível de estresse vai lá para cima! Essa maneira de encarar o mundo é muito estressante e precisa ser mudada, o que nem sempre é tão fácil quando o estresse é muito intenso.
Estresse excessivo implica em uma série de problemas: sua pele e cabelos podem piorar, você pode ter dores no corpo, de cabeça, ficar irritada (o), ter fome em excesso e engordar, ter gastrites e uma porção de doenças, mas, sobretudo, ansiedade, depressão com péssimos resultados em seu trabalho, se é que pegará algum. O estresse não te deixa pegar trabalho e não pegar trabalho aumenta o estresse...
Vamos fazer uma avaliação de estresse? Essa avaliação consiste numa entrevista e no preenchimento de alguns questionários. É simples, não custará nada, mas pode te render muito.
Caso tenha interesse ligue para o telefone 11 3887-9738. Diga que é modelo e que deseja fazer uma avaliação de estresse. Será agendado um horário de sua preferência.
|
|