| 
        
         | Detalhes sobre o colunista 
 Data: 07/05/2003
 
 Título: Auto-estima e a profissão de modelo
 
 Auto-estima é a forma como nos avaliamos. O conceito que temos a nosso respeito. É o que pensamos de nós mesmos e não o que os outros acham. Mas o que os outros pensam e dizem pode e freqüentemente influi se não estivermos psicologicamente preparados. É só verificar o que você sente quando é preterida (o) num casting ou trabalho.
 
 A auto-estima é desenvolvida desde que nascemos e sua importância vai desde a postura num teste até a "personalidade" ou "atitude" com que enfrenta uma passarela, uma sessão de fotos ou um comercial de TV. É a chamada autoconfiança.
 
 Mas atenção! Não confunda autoconfiança com convencimento. Autoconfiança é produto da competência que por sua vez deriva do talento devidamente trabalhado e isto quer dizer treinamento, preparação, aprendizado, experiência. Quem não se preparou para seu trabalho não pode ter autoconfiança.
 
 A auto-estima adequada confere segurança a você. Num casting, você passará a seu cliente a mensagem "eu posso vender seu produto!" Ter auto-estima no lugar significa ter capacidade de arriscar, de assumir a responsabilidade, de ser perseverante em um desafio, de ser flexível diante de mudanças. Não deu hoje? Vai ser amanhã! É acreditar em você, apesar de não ter pego determinado trabalho, por exemplo.
 
 Numa foto, na passarela, no trabalho em geral, a auto-estima adequada - acreditar em você - te proporciona o desempenho adequado. E o desempenho favorece a auto-estima que por sua vez favorece o desempenho.
 
 INSUCESSO OU ERRO não é fracasso! É OPORTUNIDADE PARA APRENDER ALGO! Errou? Corrige! Caiu? Levanta! Não se esqueça disso, especialmente se não "pegou trabalho". Todos erramos e todos temos "nãos" pela frente. Vence quem encara positivamente as frustrações. Se as encararmos como "derrotas", estaremos derrotados. Se as enfrentarmos e procurarmos melhorar, aprendendo com elas, estaremos semeando o sucesso.
 
 Um famoso cientista, ao qual se referiam como "gênio" por suas contribuições à humanidade, respondeu "O gênio é 99% de transpiração e 1 % de inspiração".
 
 Leve a sério, treine, aprenda, prepare-se, estabeleça desafios e NÃO TENHA MEDO DE SER FELIZ!
 
 Ser modelo é ser exigido em limites quanto à auto-estima. É ser avaliado e ouvir que "não serve" várias vezes ao dia.
 
 Se sua auto-estima estiver "lá em baixo" procure ajuda psicológica.
 
 |  |