Namorados da elegância, preparem-se. Só faltam 8 dias para a estréia da Semana da Moda Feminina de Milão, que volta para apresentar as coleções primavera/verão 2006/07. A nova edição, do 23 até 30 de setembro, mudará de casa: os históricos pavilhões da Fiera em Praça Sei Febbraio, teatro das passarelas há 25 anos, deixarão as luzes da ribalta para o inédito Fiera Milano Center em Via Gattamelata 5, batizado pela ocasião Fashion Milano Center do Cav. Mario Boselli, presidente da Camera Nacional da Moda Italiana.
No curso da confereêcia pela imprensa ocorrida ontem em Milão, Boselli explicou que a mudança será temporária, sendo que o mundo fashion milanês está esperando a inauguração da Cidade da Moda, em outra área da metrópole, prevista para 2011.
São 221 coleçõe programadas, 99 desfiles para 98 marcas, inclusive 5 "fora calendário", 50 exibidas no MFC e 48 em outros lugares, 123 apresentações cujo 39 marcando um encontro.
Os números, como contou um feliz Boselli no começo da conferência, dizem que mais do 50 % dos estilistas decidiram exibir-se no FMC, provavelmente convencidos da possibilidade de utilizar infra-estrutura nova e mais adequada para hospedar convenções e congressos. A esperança do chefe da moda italiana é "que a maioria das grifes, inclusive os craques, se exibirão no FMC seja nas edições masculinas seja nas femininas. Essa mudança de casa não é barata não", admite, "mas aproveito essa oportunidade para convidar a Fiera de Milao a virar nosso patrocinador. Eles poderão reparar já dessa vez o retorno econômico que terão".
"O calendário?" fala introduzindo-se no assunto dominante de cada edição: "É razoável. Decidirmos independentemente, a diferença do ano passado quando para tolerar os caprichos da América (ele fala do Diabo referindo-se a Anna Winthour, diretora da Vogue América e dona da moda mundial,ndr) o resultado foi um desastre. Vamos estrear com as novas linhas no fim de semana, apresentando o Made in Italy, e na segunda Armani inaugura as grifes de maior sucesso, que concluíram com Cavalli na tarde de sábado 30", pontua.
O fim da conferência é para apresentar a mostra "The other side of Fashion", desde o 22 até 26 de setembro no Palazzo Reale, e para se satisfazer dos dados econômicos, que mostram um aumento interessante das entradas da moda italiana. Quanto ao problema das modelos anoréxicas surgido em Madrid nessa temporada, que vai estrear semana que vem na Espanha, cujo governo decidiu de excluir as mais magrelas, Boselli é decidido: "Acho ridículo responder sobre esse assunto. Aqui em Milão não temos intenção de fixar regras, aliás faz anos que assisto a 50 desfiles cada temporada e, no máximo, vi 2 ou 3 magrelinhas, então esse problema não nos pertence. O nosso público de referência é bem diferente," insiste, "por isso só posso continuar confiando no juízo de todos". Ab Soul, Miss Bikini, Pin Up Stars, Shirt Passion e Sonia Fortuna são as grifes estreantes em Milão, que começará na manhã de sábado 23 com os tamanhos grandes de Elena Mirò.
A mostrar as qualidades e o fascínio da moda brasileira será Osklen, cuja apresentação ocorrerá na tarde do dia 27 de setembro em Via Bergamo 7.
A Região da Sicília será novamente partner comercial do evento, e oferecerá seus produtos típicos, em particular vinhos, aos 15000 operadores de setor e 2000 jornalistas credenciados, para uma semana de moda toda a provar.
Fonte: Andrea Celentano
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