O segundo dia de evento começou em uma agradável tarde de sábado, uma sensação familiar, rostos conhecidos no pátio como em uma festa de amigos. Todos à vontade, os seguranças e monitores, bastante receptivos, não encontram penetras.
Toda a esfera encaixa-se, item por item, como por exemplo Carla Estrela, uma das coordenadoras do evento e responsável por um movimento em prol dos catadores de lixo. É também a proprietária de um ateliê artístico de materiais reaproveitados: o Design Animado.
A sala de assessoria de imprensa abriga três computadores, mas não existe euforia para utilizá-los. O evento divulga também o projeto "Fashion Nigths" que terá início 23 de março em São Paulo (mais informações: thats@thasrelations. com.br).
O estilista João Pimenta combinou sua coleção com a situação decadente do local, uma analogia às guerras - vitórias perdidas e inúteis. O vermelho da violência e do sangue somado ao preto e branco ilustram o que perdeu a vida. Casacos longos, botas, quadriculado, elementos que vestem seres andróginos.
Sob o comando de Carol Martins, Madalena apresentou sua coleção com new-faces da IMG e ID Models, interpretando princesas nômades. Peças customizadas, patchwork, chapéus de veludo e pantalonas com bocas enormes caminharam com as meninas no bosque atemporal, perdido. Os tons de rosa, verde e azul levam-nos ao orgânico e o dourado ao toque do sol vespertino. As coroas e os pingentes de prata foram os destaques da coleção.
Sushi-boys invadiram o átrio do hospital Humberto Primo com a proposta de Moshe: moda artesanal para street-boys. A inspiração o bairro Harajuku, em Tóquio, transmite à coleção crítica o padrão massificado, reprodutivo. Moshe provoca com meninos sensuais, tecnológicos, mas expressionistas de estilo. Usam peças comuns sim, mas cada um interpreta-a de acordo com seu universo. O carro com porta-malas aberto com músicas no último volume, "Kill Bush", a moto estacionada na esquina, as flores à venda (realmente com preço! R$ 15,00!) criaram, recriaram, inventaram o "status-quo". O casting foi tão democrático quanto o conceito, composto por modelos com diferentes perfis...O destaque: Léo Capote.
Paulo Carvas levou os fashionistas ao "deck" para mostrar os meninos rebeldes, que vestiam xadrez, camisetas sequinhas, calças com botas pretas e luvas. O casting cheio de personalidade trouxe o modelo revelação Diego Lodi (Mega) e o top Léo Capote. Durante o desfile, o modelo Washignton (Skin) escalou a árvore, camuflando-se na paisagem, como a cartela: verde militar, caramelo e cinza.
A top Marcelle Bittar (Ten Models) desembarcou no último sábado em São Paulo, após realizar (sexta 18/03) no Rio de Janeiro um ensaio para a Vogue francesa. O motivo? Assistir ao desfile de Juliana Jabour, uma balada Disco de meninas patinadoras à la Michelle Pfeiffer, em Scarface. O casting levemente bronzeado vestiu lantejoulas e paetês e iluminou-se com Cássia Ávila! E, ainda, contou com a participação da top Sabrina Gasberin (Mega), que em entrevista ao Assunto de Modelo disse: "Acho muito legal participar de eventos menores como esse. Aqui o destaque é a moda e não a modelo. É bem bacana trabalhar em algo mais focado aos profissionais mesmo".
No jardim das Gêmeas, banquinhos de madeira com o flyer do 2YUMMY já impunham o estilo das meninas: Rock and Roll e ousadia. Inspiradas no filme Christiane F, com trilha dos anos 70, trouxeram meninas-bonequinhas, que se camuflam na estamparia e no jeans ousado. "A novidade é o tecido cetim-lycra da Santa Constancia, que deu um caimento todo especial às peças" disseram as Gêmeas para o Assunto de Modelo. Gloria Kalil assistiu ao show que lembrava algo perdido em todos nós. A noite caía em meio às árvores: questionamentos da vida, das máscaras, dos padrões.
Gustavo Silvestre encerrou a noite. Sua passarela foi um tapete vermelho no centro da sala Marrom. Apresentou um inverno unissex, vintage e artesanal com veludos, lenços, malhas fininhas e batas. Estamparias florais, acessórios étnicos, pelerine, maxi-capa, boleros com elásticos nas mangas e nó na frente completaram o conceito. Ao final do desfile, a modelo Aline Nobre foi o destaque ao errar o encerramento. Ela antecipou-se e saiu sozinha, quando deveria esperar todo o casting e o estilista. Mas a menina não fez feio. Contornou a situação e ainda levou na brincadeira: "Eu pensei que elas estavam atrás de mim e quando voltei pensei: Estraguei o desfile! Fui falar com o Gustavo, mas ficou tudo bem", disse a brasiliense de 16 anos, da Mega, ao Assunto de Modelo. Estavam presentes no desfile: Érika Palomino (curadora da Melissa Plastic. o.rama, na última sexta 18/03, no Rio de Janeiro), o estilista Reinaldo Lourenço, o stylist e estilista da marca NEON, Dudu Bertollini, Chialin Chiang (responsável pelo stylist da Vogue comemorativa de janeiro, que teve Gisele Büdchen na capa). Dudu Bertollini, sempre ligado ao conceito empregado à moda, comentou sobre o desfile de seu amigo Gustavo: "O trabalho dele sem dúvida está em evolução, apresenta um charme displicente, simples e forte. Todos os estilistas estão buscando referências, buscando fazer o único e esse é o caminho. É impossível não criticar muitas marcas, no geral, mas é preciso avaliar para quem criticar, quem está aberto às novas propostas com questionamento e conceito de arte", disse o estilista ao Assunto de Modelo.
Fonte: Maira Rita Nunes
|
|
|
|