MORUMBI SHOPPING APRESENTA NO JOCKEY CLUB DE SÃO PAULO A TERCEIRA EDIÇÃO DO PROJETO FÁBRICA MORUMBIFASHION
Em continuidade ao projeto Fábrica Morumbi Fashion, aconteceu no último dia 20, no Jockey Club de São Paulo, a terceira edição do evento promovido com exclusividade pelo Morumbi Shopping, em parceria com a Profashional Comunicação, coordenadora geral do projeto, Faculdade Santa Marcelina e Sebrae SP.
Este projeto tem como objetivo principal explorar a criatividade e conhecimento de alunos recém-formados, selecionados por uma equipe de professores da Faculdade Santa Marcelina e profissionais de diversos segmentos de moda. Cada estilista foi designado para um determinado segmento: Estilo, Acessórios e Joalheria. São eles: Paula Ferreira (joalheria), Luara Proença (estilo), Maria Clara Villardo (acessórios), Stella Sunaga (estilo) e Thalita Savordelli (estilo).
O desafio principal destes estilistas foi produzir uma coleção de moda com enfoque no artesanato brasileiro. Daí surgiu a brilhante parceria com o Sebrae/SP, que disponibilizou para a execução deste projeto todas as suas cooperativas de artesanato dentro do estado de São Paulo. As cinco estilistas selecionadas criaram coleções baseadas nas técnicas utilizadas pelas cooperativas, inserindo o artesanato na moda e acessórios de forma contemporânea e atual. O estilista Walter Rodrigues é pela terceira vez o curador do projeto Fabrica Morumbi Fashion.
DorisWeinberg, superintendente do Morumbi Shopping, afirma que a instituição tem um grande histórico de apoio à moda brasileira e com este projeto busca-se não só revelar novos talentos como também incentivar o espírito empreendedor da nova geração de criadores. O Fábrica Morumbi Fashion resulta em uma grande vitrine para que a nova geração de designers possam mostrar suas criações e desta forma conquistar o varejo.
ESTILISTAS SELECIONADAS E SUAS COLEÇÕES
PAULA FERREIRA Tema: Tempo de rasgar, tempo de costurar. Cooperativa: CADOC - Dois Córregos/SP
A coleção de verão 2006 da joalheira Paula Ferreira vem composta por anéis, colares, pulseiras, broches, pingentes entre outras jóias com propostas inovadoras e diferenciadas. Os conceitos básicos permeiam os sentimentos que as mulheres nutrem pelas jóias. Na coleção criada pela designer a jóia assume a função de roupa, realizando desta vez o grande desejo em trabalhar com outros materiais como: rendas e tecidos 100% algodão. Estes elementos são colocados na jóia como detalhe principal, proporcionando as peças ares de leveza e romantismo.
As artesãs da cooperativa CADOC desenvolveram para a joalheira a renda do tipo "nhanduti" com exclusivos fios de seda.
LUARA PROENÇA
Tema: Força e Delicadeza Cooperativa: Grupo de Retalhos - São Carlos do Pinhal/SP
A coleção verão 2006 da estilista apresenta como inspiração principal o livro "Mrs. Dalloway" de Virgínia Woolf escrito em 1925. No livro, a escritora conta detalhadamente um dia na vida de uma mulher. O filme "As Horas" de 2001, baseado no livro de Virgínia Woolf, mostra as referências visuais utilizadas para criação da coleção que evoca dentro do universo feminino a força e a delicadeza. Estes dois elementos aparecem de forma marcante nas aplicações e bordados, desenvolvidos com técnicas artesanais pelas artesãs do Grupo de Retalhos sobre as peças em tecidos de algodão e seda.
As cores surgem desde o rosa antigo até o vermelho vivo, passando pelas nuances de amarelo, azul, verde, coral e prata. Esta coleção tem por finalidade vestir uma mulher forte e independente sem deixar de ser feminina.
MARIA CLARA VILLARDO
Tema: Lembranças, memórias e saudades. Cooperativa: Raízes do Café - São Carlos/SP
Sinta o prazer de "enfeitar-se"! É com esta afirmação que a estilista desenvolve sua coleção totalmente voltada ao público jovem. Maria Clara usa como referências as imagens da própria infância e brinca com o divertido jogo de estampas, artesanatos e uma cartela de cores bem variadas com destaques para os tons apastelados. As estampas aparecem de forma explícita sem demonstrar nenhuma timidez e sobrepondo-as vibram os bordados em ponto cruz elaborado pelas artesãs da cooperativa Raízes do Café. Ainda dentro da utilização dos trabalhos manuais adotados pela estilista para a coleção, pode-se observar os bordados em ponto rococó, bolsas em crochê e maçãs manufaturas na técnica de biscuit. Enfeitando esta jovem romântica e ultrafeminina a estilista desenvolveu também uma linha de jóias personalizadas e gravadas que complementam toda a coleção.
STELLA SUNAGA Tema: A dança dos volumes Cooperativa: Tabor - São Paulo/SP A coleção verão 2006 que a estilista criou, traz como inspiração a escultura em bronze do artista impressionista Edgar Degas (1879-1891) denominada "Pequena Bailarina de Catorze Anos". A coleção toma forma a partir do volume proposto pelo tecido da saia da escultura. Volumes presos das mais variadas maneiras foram criados com fivelas, anéis e pingentes de madeira desenvolvidos pelos artesãos da cooperativa Tabor especializada na técnica da marchetaria. Adornos metálicos com motivos Art Noveau foram adicionados às peças artesanais interagindo com os aviamentos e com a roupa em si. Outro fator que influenciou a criação da estilista foi a transição dos recortes das peças frontais e traseiras que envolvem o corpo de forma a movimentar toda a construção das mesmas.
Os tecidos utilizados são: sarja leve de algodão peletizado, sedas e malhas. A cartela de cores passa pelos tons de areia, pétala, madeira, pretos e rosé.
THALITA SAVORDELI
Cooperativa: Amarrio - Bariri/SP
A estilista usa como referência principal o desenho animado dos anos 80 chamado: "Jem and the Holograms" que conta histórias de uma jovem de sorte invejável. O enredo do desenho traz imagens super coloridas e enérgicas. É exagerado, absurdo e irreal.
A personagem da coleção verão 2006 é uma mulher cheia de questionamentos, tentando encontrar saídas e soluções. As peças desta coleção apresentam corte perfeitos de alfaiataria, como na coleção passada, porém dessa vez, a roupa perde aquela "dureza entretelada" e dá espaço à mobilidade. A seda e o tafetá ganham ares de tecidos tecnológicos esportivos mantendo seus aspectos suaves, refinados e elegantes.
A cooperativa Amarrio de Bariri tramou peças com acabamentos em franjas, que em diversos momentos variam o comprimento. Essas peças que são aplicadas as roupas como se fossem broches.
Os tecidos escolhidos para o desenvolvimento da coleção são: seda, tafetá, sarja, malha, gase, viscolycra, crepe bianchini, tactel®, lamê e brocado. A cartela de cores é: preto, branco, dourado, lilás, roxo e amarelo citrus.
O quadriculado (new wave), referência dos anos 80, é relembrado através do pied-poule (xadrez clássico, bem gráfico) e se mistura com estampado floral abstrato de tons, principalmente, violáceos
* Todas as peças desfiladas estarão sendo comercializadas no seguinte ponto de venda:
Local: MorumbiShopping Loja: Condimento Piso: Lazer
FICHA TÉCNICA DO DESFILE
Direção Geral - Roberta Marzolla - Cúpula Produções Styling - David Pollak Coordenação Geral - Daniel Freire Produção de Moda - Kato Pollak e Claudio Santana Assistente de Produção - Thais Gomes Coordenação de Camarim - Jô de Souza - Camarim SP Make/Hair - Robert Estevão - HIT Produção Técnica - Anderson Soares (Tição) - Oficina de Produção Iluminação - Luz Brasil Som - Marcelo Conde Assessoria de Imprensa - Suzana Schreiner Cenografia e Montagem - Oficina de Produção Trilha - Zé Pedro Realização - Cúpula Produções
Fonte: Suzana Schreiner
|
|
|
|